• A Voz da Indústria is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

A Expomafe

Texturização e impressão 3D aumentam as possibilidades e aplicações da usinagem

A evolução da tecnologia e as diferentes técnicas encontradas hoje no setor metalmecânico expandem cada vez mais as possibilidades criativas. Soluções para texturização a laser permitem que os centros de usinagem façam parte de diversos segmentos de mercado.

Peças texturizadas podem ser utilizadas em aplicações no setor de próteses médicas e dentárias, na criação de moldes para a indústria plástica e mesmo na personalização de itens para relojoarias e indústrias calçadistas.

“Nossas máquinas de texturização a laser são capazes de personalizar diversos tipos de materiais”, comenta Fabrício Nascimento, representante comercial da +GF+. Para o ramo de relojoaria, os equipamentos são capazes tanto de texturizar quanto de dar cor para as peças. Dessa forma, os itens já saem com a textura personalizada, pronta para seguir o processo produtivo do relógio.

Com a tecnologia de texturização a laser, elimina-se a necessidade de uso dos produtos químicos para a corrosão do metal. “Dessa forma, a máquina pode realizar o processo sem a necessidade de intervenção humana”, explica Nascimento. “O processo químico ainda é artesanal, exigindo acompanhamento constante e dando margem para erros de padronização”, conclui. As possibilidades se ampliam até mesmo pela diversidade de materiais. “É possível texturizar aço, diamante, safira, etc.”, enumera.

Impressão 3D com texturização

A impressão a partir de pó de metal também expande as possibilidades de uso das ferramentas. Peças de titânio para próteses médicas também podem ser impressas já texturizadas. “Com isso, as peças já saem adequadas para ósseo-integração”, comenta.

Peças mais complexas ou com dimensões reduzidas podem se beneficiar do processo de impressão. Isso porque a modelagem digital permite o planejamento prévio do item, imprimindo peças com detalhes internos ou que atendam necessidades específicas.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *