Indústria 4.0 by TOTVS

Humanos e robôs: como funcionará o time híbrido da Indústria 4.0?

As inovações tecnológicas vêm transformando o modo de produção e gestão na Indústria 4.0, aumentando sua eficiência e produtividade. Os robôs colaborativos, também conhecidos como Cobots, são cada vez mais utilizados para alcançar esse propósito e aumentar o desempenho produtivo.

Diferentemente de outros robôs industriais, que ficam em áreas restritas, estes são desenvolvidos para trabalhar com seus correspondentes humanos, com técnicas de segurança que eliminam a necessidade de barreiras entre os trabalhadores e o robô. Assim, os robôs têm uma ampla gama de possibilidades para sua aplicação dentro da indústria, podendo trazer diversos benefícios para a empresa.

Confira, a seguir, como os robôs colaborativos vêm sendo inseridos na Indústria 4.0 e quais as suas vantagens.

Quais as inovações apresentadas pelos robôs colaborativos?

As tecnologias empregadas na construção dos robôs colaborativos apresentam soluções revolucionárias, trazendo benefícios como o aumento da segurança nas interações diretas com os trabalhadores, banindo a necessidade de utilização de aparatos de segurança e permitindo que as máquinas trabalhem em ambientes humanos sem a instalação de sensores ou trilhos externos.

Segundo Fernando Osório, professor da Universidade de São Paulo (USP) – campus  São Carlos, “os robôs colaborativos conseguem detectar quando tocam em algo, não há o risco de machucarem o trabalhador. Daí vem o lado colaborativo. Esses benefícios refletem na diminuição do custo e da complexidade de instalação, tornando a opção um investimento viável e econômico para aumentar a eficiência e produtividade da empresa.”

Esse pensamento é reafirmado por José Rizzo Hahn Filho, presidente da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII). “A tecnologia colaborativa trouxe mais facilidade de instalação, consequentemente menor custo, além de ocupar um menor espaço nas fábricas”.


Leia também
Como a indústria 4.0 favorece o uso correto do Bloco K?
Inteligência Artificial na indústria melhora resultados em processos produtivos e de vendas


Como será montado um time híbrido na Indústria 4.0?

A utilização de robôs colaborativos permite que as tarefas repetitivas e fisicamente exigentes sejam efetuadas por máquinas, enquanto cabe aos humanos a realização de trabalhos que exigem maior discernimento – criando uma divisão de tarefas voltadas para o aumento da produtividade dentro da Indústria 4.0.

Além disso, os robôs também são capazes de realizar tarefas complexas e perigosas, como as que envolvem exposição a agentes de insalubridade ou perigo de acidentes, resguardando os trabalhadores humanos de gerir estas atividades, sem riscos à saúde.

Por que é vantajoso ter um time híbrido no chão de fábrica?

Delegar funções aos robôs possibilita que eles auxiliem os humanos a realizarem suas tarefas de forma mais rápida e eficiente, além de permitir que se concentrem na realização de atividades mais específicas. Dessa forma, as empresas reduzem seus custos com mão de obra e aumentam sua produtividade, além de diminuir o tamanho necessário para as linhas de produção e montagem.

Outra vantagem é que os robôs colaborativos são completamente adaptados à Internet das Coisas Industrial, ou Industrial Internet of Things (IIoT). Isso permite que estejam constantemente conectados ao sistema industrial para auxiliar na coleta de dados da sua ocupação e manter a comunicação com os gestores e com as outras máquinas de seu processo de produção.

Em quais aplicações industriais a utilização de robôs colaborativos será mais útil?

Os robôs são extremamente versáteis e podem ser utilizados para diversas funções. Uma de suas características é a facilidade de programação, sendo que os modelos visam a possibilidade de aprender movimentos humanos e repeti-los. Assim, eles podem realizar desde tarefas simples – como apertar parafusos, lixar superfícies ou selar embalagens, até funções mais complexas, auxiliando os trabalhadores em atividades complicadas.

A sua aplicação deve ser avaliada por cada empresa, de acordo com a necessidade de sua estrutura e modelo de negócios, de forma a otimizar ao máximo a utilização destas ferramentas em sua indústria.

Você já conhecia o funcionamento de um time híbrido com humanos e robôs colaborativos na Indústria 4.0? Como enxerga a aplicação dessa tecnologia na sua empresa? Deixe o seu comentário e até a próxima. 

Totvs_voz da industria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *