Indústria 4.0 by TOTVS

Todo o poder do sistema MES na Indústria 4.0

O advento da Indústria 4.0 oferece às empresas uma gama de inovações que auxiliam na melhoria dos processos de produção e organização da indústria, transformando a gestão tradicional em um novo modelo que aumenta a sua eficiência e produtividade de forma segura.

A Indústria 4.0 se baseia na gestão e análise eficiente dos dados compilados de todas as atividades realizadas na empresa, que, então, apontam a correta tomada de decisão dos gestores – o que é possível através da digitalização dos seus processos.

Neste sentido, o MES, sigla para Manufacturing Execution Systems, é uma ferramenta que assume uma grande importância dentro do contexto de digitalização da empresa, sendo capaz de ajudar a indústria a melhorar o seu processo de produção e aumentar o controle sobre a sua manufatura. Entenda a importância disso tudo para a evolução da indústria e como esse sistema pode beneficiar a empresa.

A importância da digitalização da empresa na Indústria 4.0

A digitalização permite o levantamento completo de dados de todos os processos da empresa e a sua compilação e análise de forma rápida e prática. Possuindo os sistemas de todas as áreas da indústria conectados, os gestores são capazes de receber informações úteis e em tempo real, fundamentando o planejamento das suas decisões de acordo com as reais necessidades da sua empresa. Na prática, isso otimiza a produção e evita falhas e gastos desnecessários, aumentando a produtividade e, consequentemente, a lucratividade – alavancando o crescimento da empresa.

O professor Fábio Lima, do departamento de Engenharia de Produção da FEI, comenta que quando o assunto é indústria 4.0, uma das primeiras coisas que se deve ter em mente é a conectividade.  “A conectividade deve existir tanto dentro da fábrica, integrando os sistemas internos, como fora dela, fazendo com que ela possa se comunicar com fornecedores de suprimentos, por exemplo”.

As vantagens do sistema MES para a empresa

O sistema MES representa todas as ferramentas utilizadas para gerenciar os processos produtivos do chão de fábrica, tendo como principal objetivo a melhoria destes. Dessa forma, é capaz de auxiliar os gestores na coordenação entre o planejamento da produção e o controle do seu processo produtivo, permitindo que seja avaliado se a execução está realizando o que foi planejado.

Assim, o sistema MES apresenta como vantagens a redução de custos de produção, maior visibilidade do chão de fábrica, padronização dos dados de produção e a conectividade dos setores da empresa.

É capaz também de prever o cumprimento das metas, diminuir as paradas na linha de produção, além de possibilitar a análise do impacto das ações através de indicadores e ajudar na adaptação e impedimento de problemas para minimizar os impactos negativos.

“O sistema MES está diretamente ligado ao chão de fábrica, fazendo o apontamento da produção. Embora presente em muitas empresas, esses sistemas devem ser integrados em uma Indústria 4.0, gerando a necessária conectividade entre o ambiente de chão de fábrica e os recursos da empresa”, explica o professor Lima.

Além de todos os benefícios que oferece, a sua integração a outros sistemas, como o ERP, é capaz de aumentar ainda mais a otimização do processo produtivo. Por isso, é uma ferramenta de extrema importância para empresas de todos os portes e segmentos, facilitando o processo de digitalização da indústria e auxiliando a implantação de outras novas tecnologias na transição para a Indústria 4.0 – impulsionando, assim, o desenvolvimento da sua empresa e aumentando a sua competitividade.

Você já conhecia a importância do sistema MES na Indústria 4.0? A sua empresa já utiliza? Deixe o seu comentário e até a próxima!

Totvs_voz da industria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *