Indústria 4.0 by TOTVS

Vertical Networking reduz o tempo de resposta em processos industriais

A Indústria 4.0 vem apresentando um amplo leque de novas ferramentas e estratégias transformadoras para a indústria, que promete melhorar os processos tradicionais de produção e gestão. Neste contexto, o Vertical Networking é um novo conceito de funcionamento para os processos industriais, que pode melhorar o tempo de resposta das empresas e vem sendo, cada vez mais, uma pauta relevante para os gestores.

Confira, a seguir, o que é o Vertical Networking e conheça as vantagens que ele pode oferecer à indústria.

O que é o Vertical Networking?

A utilização do Vertical Networking em sistemas de produção inteligentes oferece às indústrias a condição de responder às mudanças de demanda, estoque e falhas. O conceito remete à utilização de máquinas e softwares interconectados, que busca integrar em si todos os setores da empresa.

Desta forma, desde as áreas de suprimento e produção até os setores de marketing e logística são capazes de interagir de forma direta, por meio de uma plataforma que interliga toda a empresa. Assim, este conceito já vem sendo aplicado no ambiente industrial através da Industrial Internet of Things (IIoT), que foi apresentada com o advento da Indústria 4.0.

O professor Regis Pasini, do curso de engenharia da FAAP, explica um pouco sobre as aplicações. “O Vertical Networking permite que a empresa responda com muito mais agilidade às flutuações de demanda, falhas internas, problemas com prazos de fornecimento de insumos, matérias-primas ou qualquer outro evento que possa influenciar na produção.”

A Indústria 4.0 e o Vertical Networking

Um dos pilares fundamentais da Indústria 4.0 é a conectividade, que permite a passagem de dados para análise de forma eficiente e auxilia na comunicação de todos os setores da empresa. Desta forma, o conceito de Vertical Networking está intrinsecamente ligado aos fundamentos da Indústria 4.0, e deve ser aplicado na transição das empresas que buscam se desenvolver ao encontro de um futuro tecnológico e mais eficiente.

O que o Vertical Networking oferece à indústria?

A utilização do Vertical Networking na indústria oferece inúmeras vantagens. Com maior controle sobre a produção, a empresa é capaz de lidar mais facilmente com flutuações ou discrepâncias nas ordens e produtos, além de fazer ajustes que se mostrem necessários de forma mais rápida e eficiente.

Com isso, a indústria passa a ser capaz de reagir com um tempo de resposta reduzido, atendendo a demandas relacionadas ao controle de estoque, manutenção e falhas, necessitando um intervalo de tempo bem menor que o atual.

Assim, o Vertical Networking permite que as empresas se orientem de acordo com as necessidades, tratando de cada operação individualmente, e com produtos processados de forma personalizada para cada cliente específico.

Idealmente, uma indústria que adota este tipo de tecnologia será capaz de sempre saber os recursos e produtos que possui, podendo localizar qualquer parte ou material dentro da empresa. “O resultado é um gerenciamento do processo produtivo muito mais ágil e eficiente”, complementa o professor Pasini.

Você já conhecia o conceito de Vertical Networking? Ficou com alguma dúvida sobre a aplicação na Indústria 4.0? Deixe o seu comentário e até a próxima!

Totvs_voz da industria

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *