Gestão

Você sabe o que são Sistemas de Manufatura Flexíveis? Entenda


Projetados para reagirem e se adaptarem às diversas mudanças nos processos industriais, incluindo falhas, esperadas ou não, Sistemas de Manufatura Flexíveis (SMF) – ou Flexible Manufacturing System (FMS) em inglês -, são, basicamente, sistemas de produção altamente automatizados, capazes de produzir uma grande variedade de peças e produtos por meio de um único equipamento e software. Eles fornecem uma série de benefícios de produção e ajudam as empresas a alcançarem o sucesso em seus negócios.

Confira, a seguir, os detalhes do conceito da manufatura flexível e sua aplicação na indústria metalmecânica.

O conceito da manufatura flexível

O conceito do Sistema de Manufatura Flexível surgiu na Grã-Bretanha, em 1960, e a sua primeira aplicação aconteceu sete anos mais tarde, nos Estados Unidos. Os primeiros sistemas executavam a manufatura de famílias de peças, utilizando máquinas-ferramentas de controle numérico.

“Hoje, cada vez mais, os consumidores querem produtos customizados, por isso, os lotes estão menores e o ciclo de vida mais curto. Os segmentos automotivos, têxtil, de calçados, eletrodomésticos e eletroeletrônicos estão sendo mais exigidos na direção de sistemas flexíveis de manufatura”, afirma André Marcon Zanatta, diretor de inovação do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura.

Subsistemas do SMF

Os Sistemas de Manufatura Flexíveis (SMF) apresentam, ao menos, três subsistemas. São eles:

  • Sistema de Armazenamento e Processamento de Materiais: equipamentos automatizados ou robotizados que fornecem e gerenciam materiais;
  • Sistema de Processamento: grupo de máquinas com comando numérico (CN) ou comando numérico computadorizado (CNC);
  • Sistema de Controle Computadorizado: realiza o controle operacional do conjunto.

Em algumas plantas industriais, os equipamentos podem ser programados manualmente, produzindo uma peça por vez, toda vez que forem programados, apresentando restrições no número de características que podem ser reproduzidas. Por isso, é mais adequado que o sistema seja controlado por um computador e monitorado por meio de um processo totalmente automatizado.

Quer saber mais sobre os Sistemas de Manufatura Flexíveis (SMF) na indústria metalmecânica? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo. 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *