Você sabe quais são as principais aplicações da Inteligência Artificial (IA) na indústria? Esse pergunta é fundamental para entendermos os ganhos de produtividade e eficiência no setor, ainda mais agora, em tempos de transformação digital.

Não só na indústria, mas em todos os mercados, o uso de IAs tem se tornado cada vez mais frequente, e saber se adaptar a isso é importantíssimo para se manter competitivo.

Leia mais: O que é recuperação judicial?

A IA pode beneficiar o setor de manufatura?

Segundo Eduardo Cunha, Diretor de Vendas do Grupo JBQ.Global, a IA é um catalisador de transformações na indústria. Por isso, impacta positivamente diversos aspectos.

O uso de Inteligência Artificial no setor industrial pode gerar grandes ganhos de produtividade, redução de erros, eliminação de atividades burocráticas e até redução de custos. 

Por isso, confira 6 benefícios da aplicação da IA na indústria!

1. Automação de processos

As IAs podem assumir a responsabilidade por diversas tarefas de rotina que tendem a ocupar tempo e atenção da sua equipe. Envio de e-mails, coleta e análise de dados, atendimento do cliente dentro outras atividades repetitivas podem ser totalmente automatizadas por elas.

2. Reduza seus erros

Assim como já foi mencionado, a Inteligência Artificial pode executar diversas tarefas repetitivas que normalmente seriam feitas por você ou seus colaboradores. Com isso, o tempo e a energia economizada pode ser aplicado na execução de outras atividades com mais calma, atenção e concentração.

Além disso, as Inteligências Artificiais não se cansam, nem tem perdas de concentração, por isso, muitos dos erros que costumam acontecer por esses fatores mais humanos, também acabam eliminados.

3. Aumento de produtividade

Outra aplicação da Inteligência Artificial na indústria, é o uso de dispositivos inteligentes, que conseguem monitorar os resultados das tarefas e extrair dados da sua execução. Dessa forma, por meio do aprendizado de máquina, essas ferramentas podem identificar gargalos de eficiência ou pontos passiveis de melhora na produção.

Veja também: 6 dicas para escolher talhas e esteiras industriais

4. Disponibilidade 24h

Diferente de nós, as IAs não se cansam nem sentem necessidade de ter momentos de lazer, ou seja, estão disponíveis para trabalho o tempo inteiro.

Isso permite que elas continuem suas atividades durante a madrugada, finais de semana ou feriados, o que é benéfico, principalmente, para empresas que lidam com outros fuso-horários.

5. Melhoria na tomada de decisão

Softwares de gestão que utilizam IA, principalmente quando alinhados com tecnologias de monitoramento e coleta de dados, permitem que o gestor tenha acesso a uma visão mais completa e precisa de toda a produção da empresa.

Além disso, a própria ferramenta automatiza o processo de centralização e análise dos dados, permitindo que as necessidades e oportunidades da empresa sejam identificados de forma mais rápida, contribuindo para uma tomada de decisão mais precisa.

6. Segurança de trabalho

As IAs também podem oferecer muito mais segurança para a sua indústria, seja na forma de cibersegurança, ou na proteção dos seus funcionários.

Hoje em dia, existem muitas soluções que utilizam de Inteligência Artificial para controlar o acesso às informações da empresa, protegendo seus dados e funcionamento.

Já seus colaboradores, podem se beneficiar de robôs industriais que já possuem mobilidade em ambientes complexos, e, portanto, podem realizar ou auxiliar na execução de tarefas que apresentem algum risco para o trabalhador. O manuseio de alguma substância perigosa, por exemplo, pode ser feita por esses robôs no lugar da sua equipe.

Saiba mais: Pesquisa de satisfação do cliente: Qual a importância e como fazer?

Como a IA pode ser aplicada na indústria?

Manufatura inteligente

Por exemplo, na manufatura inteligente, ela desempenha um papel fundamental na otimização da produção industrial.

“Ela monitora processos em tempo real, identifica padrões e prevê falhas em máquinas”, explica Eduardo. Para o diretor, isso resulta em melhorias significativas na eficiência operacional, reduz custos e garante a qualidade dos produtos.

Manutenção preditiva

Já na manutenção preditiva, a IA fornece capacidade de prever falhas em máquinas, de modo que sejam possíveis as intervenções proativas.

De acordo com Eduardo, além de reduzir tempo e inatividade, a respectiva tecnologia ajuda a economizar custos substanciais relacionados a reparos não planejados.

Cadeias de suprimentos

Nessa área, a IA contribui com a otimização. Seus algoritmos são empregados para gerenciar estoques, prever a demanda de forma precisa, aprimorar a logística e reduzir o desperdício.

“Essas soluções resultam em uma gestão mais eficiente dos recursos materiais, permitindo o remanejamento de verbas de estoque, quando necessário, evitando desabastecimento ou excesso de estoque que possam afetar as vendas.”

Confira: PCP: O que é o Planejamento e Controle da Produção?

Robótica

Por sua vez, a robótica avançada é beneficiada com relação ao sistema operacional de robôs industriais autônomos, os quais executam tarefas complexas sem a supervisão humana.

A IA, então, aumenta a eficiência e a segurança do ambiente de produção, enquanto reduz erros humanos a níveis próximos a zero. As aplicações, neste caso, incluem montagem, soldagem, pintura, inspeção de produtos, coleta, etc.

Design generativo

O design generativo é outro aspecto inovador da IA. Eduardo diz que ele permite a realização de testes de produtos em diversos parâmetros, como materiais, tamanho, resistência, métodos de fabricação, restrições de custo e demandas de mercado.

“Algoritmos de aprendizado de máquina imitam a abordagem de design que, normalmente, seria realizada manualmente por engenheiros.”

Essa aplicação proporciona a rápida avaliação de inúmeras opções de design para um produto, resultando em eficiência e personalização. 

Otimização

Além de tudo o que foi citado, a Inteligência Articial desempenha um papel importante na otimização de processos.

Softwares de manufatura inteligente ajudam as empresas a simplificar fluxos de trabalho, fornecendo aos gestores uma visão holística das operações de máquinas e da gestão de recursos humanos.

“Automatizar tarefas básicas libera o tempo dos funcionários para se concentrarem em atividades de planejamento, gerenciamento e operações de back-office.”

A IA também contribui para a redução e previsão de perdas em diferentes níveis, incluindo as financeiras, ao analisar previamente os preços das matérias-primas, rastrear a condição de vida útil de equipamentos para reparos programados e minimizar o tempo de inatividade da fábrica.

Além disso, pode avaliar estoques de forma precisa, evitando a necessidade de produção excessiva ou insuficiente, ou seja, conforme a demanda do mercado e dos clientes. 

Leia também: Exemplos de sustentabilidade e práticas sociais na indústria

Mudanças reais na indústria

Eduardo Cunha revela ao portal A Voz da Indústria que as tecnologias baseadas em IA estão promovendo mudanças profundas nos cenários industriais.

Para ele, a eficiência operacional é amplamente beneficiada, pois a IA automatiza processos, tornando a produção mais eficiente, rápida e precisa. “A capacidade de monitorar e ajustar operações em tempo real resulta na redução significativa dos custos”.

A propósito, a redução de custos é outra questão que traz impacto. A manutenção preditiva é um exemplo notável disso.

Conforme o diretor, ela reduz os custos associados a falhas inesperadas como reparos de emergência e perda de produção. “Além disso, a automação oferecida pela IA diminui a dependência de mão de obra humana em tarefas repetitivas, levando a economias de despesas operacionais”, conclui. 

Por fim, mas não menos importante, o aspecto inovação.

Como um catalisador para a indústria, a inovação proporcionada pela IA permite o desenvolvimento de novos produtos e serviços, bem como o aprimoramento dos já existentes. “A capacidade de analisar dados em grande escala e identificar tendências impulsiona a criação de soluções inovadoras”.

Isso mostra a importância da Inteligência Artificial, assim como a de preparar para a Indústria 5.0.

Quer continuar por dentro de mais inovações tecnológicas para a indústria? Então continue com A Voz da Indústria!