Pequenas e médias empresas enfrentam desafios diferentes das grandes empresas, mas a transformação digital em curso é igualmente importante e urgente para indústrias de todos os portes. Diante disso, incentivar o desenvolvimento coletivo da tecnologia e a aplicação cada vez mais acessível das soluções de indústria 4.0 é uma responsabilidade dividida por todo o setor.

No último mês de abril, aqui na VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha), maior Instituição Tecno-Científica da Europa e presente no Brasil há 65 anos, reunimos 40 responsáveis por Pequenas e Médias Indústrias Alemãs no Brasil. O encontro aconteceu através de uma de nossas iniciativas, a chamada Cluster de PMEs, que foca no benchmarking entre tal público.

O tema da vez foi justamente a Transformação Digital para Pequenas e Médias Empresas, que muitas vezes possuem problemas diferentes das grandes. Transformação da Experiência do Cliente, Transformação dos Processos Operacionais e Industriais e Transformação dos Modelos de Negócios foram os pilares em que o encontro se baseou.

Observamos que as tecnologias da Indústria 4.0 aumentam em 25%, em média, a produtividade das PMEs, através de sensores, IoT e outras tecnologias habilitadoras da 4ª revolução. O setor representa quase metade do PIB Industrial e, além disso, é responsável por 60% mão de obra do país.

Apesar de representatividade econômica altíssima, 45% dos funcionários não sabem como suas empresas tratam seus dados e não têm conhecimento profundo nas aplicações tecnológicas atuais.

Acredito que esse é um setor que representa boa parte da economia do Brasil e carece de iniciativas como esta. É nosso papel sensibilizar este público do poder da Indústria 4.0, em prol do Brasil.


João Vitor Stedile é Diretor Executivo da VDI-Brasil