A quinta geração de redes de comunicação, também conhecida como 5G, promete inúmeros benefícios à população no âmbito empresarial, residencial, comercial e industrial, cuja troca de dados é muito mais eficiente e as informações chegam ao destinatário de forma integral, com muito mais confiabilidade.

Neste sentido, vale muito falarmos sobre os benefícios que essa tecnologia de conexão ultrarrápida promete aos processos de automação.

Em virtude da velocidade e baixa latência de comunicação, o 5G nos sistemas de automação industrial tende a fazer toda a diferença, principalmente quando o processo envolve sistemas de IoT, robótica, armazenamento em nuvem e realidade virtual.

A rede em questão tem potencial para mudar definitivamente a rotina das indústrias, permitindo plena conexão entre máquinas e profissionais, bem como entre empresas parceiras, quando os respectivos processos devem conversar entre si.

Continue lendo para entender o impacto do 5G na automação industrial.

Transmissão de dados

Segundo Francisco Soares, Vice-presidente de Relações Governamentais da Qualcomm, o 5G na automação industrial não é uma evolução apenas, mas uma revolução dentro das tecnologias de conectividade. “Estamos numa fase de transformação da indústria. Com o 5G, temos uma aplicação e diversas verticais no mercado. Temos conectividade para qualquer coisa”, comenta.

Por falar em conectividade, o 5G na automação industrial é considerado um habilitador dos processos e equipamentos. Isso, em se tratando da transmissão de dados, da possibilidade de todos os componentes em produção responderem às mudanças, das configurações remotas e também da leitura de diagnósticos de falhas em tempo real.

Alguns conteúdos técnicos justificam perfeitamente a implantação da tecnologia 5G na automação industrial. São eles: robótica, sensores, atuadores, tecnologia da informação, comunicação industrial, manufatura avançada, cibersegurança, realidade aumentada, conceitos de IoT e conectividade de dispositivos.

Destaque também para a integração de sistemas celulares com redes de comunicação industrial.

O objetivo de integrar as vantagens do 5G na automação industrial, a propósito, é otimizar o processo fabril. Segundo o Vice-presidente da Qualcomm, a tecnologia da rede permite que a indústria identifique problemas antes deles acontecerem em virtude da alta velocidade de conectividade.

“Além de tudo, é possível usar o 5G para tecnologias de controle de gastos de energia”, ressalta.  Ou seja, a rede oferece uma visão ampla e multidisciplinar dos sistemas de automação e do controle industrial. “O 5G aumenta o espectro”, completa Soares.

Benefícios do 5G

Além da velocidade, segurança de dados e conexão integrada, com o 5G na automação industrial o uso da IoT tem maior capacidade de resposta, o que resulta na redução de tempo e economia. De acordo com Wilker de Oliveira, CEO na WK Soluções Industriais, são ferramentas para que a indústria se torne cada vez mais competitiva. “Na linha de automação pneumática, hidráulica, logística e análises o efeito é muito satisfatório”, completa o CEO.

Interação

Com uma conexão 100 vezes maior do que o 4G, a rede 5G na automação industrial possibilita uma conexão simultânea, com localização exata, de modo que profissionais e máquinas possam interagir ao mesmo tempo, independentemente da distância.

Sem fio

Em virtude de uma maior cobertura e baixa latência, o 5G pode ser expandido por todos os setores da indústria, alcançando todos os sistemas de automação simultaneamente em favor da linha de produção, com comunicação em tempo real.

Vida útil

Pela excelência na velocidade de conexão, o 5G proporciona um menor consumo de carga nas máquinas e equipamentos industriais, o que gera uma maior vida útil. “Não consigo pensar na Indústria 4.0 sem uma infraestrutura. E a principal é a Internet”, finaliza Wilker.

Aproveite e confira ainda O que esperar do 5G no setor industrial.