Você sabia que as startups têm um grande potencial de crescimento (rápido) e, por isso, são consideradas empresas emergentes?
Geralmente, são fundadas por empreendedores com ideias inovadoras, cujo objetivo é atender a demandas específicas do mercado. A tecnologia é o carro-chefe deste tipo de negócio.
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Fases de uma startup
Segundo Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e co-fundadora da Start Growth, as startups passam por cinco importantes fases: ideação ou investigação (quando é ainda apenas uma ideia e os idealizadores investigam o potencial do negócio), validação ou Mkt Fit (fase em que os primeiros clientes são atraídos), vendas ou operações (posicionamento no mercado), expansão ou retração (expansão da base de clientes) e consolidação ou Scale Up (quando o negócio se torna sustentável, com maturidade).
“No ecossistema de startups, o chamado ‘vale da morte’ fica no período entre ideação e o breakeven”.
Engana-se quem pensa que startups participam apenas de setores como TI, vendas e cobranças. Elas estão presentes em diversos segmentos de mercado, incluindo o industrial, e são facilmente integradas a outros negócios.
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Startups e seus diferenciais de negócio
Alguns diferenciais das startups são descritos a seguir:
Agilidade
As startups são famosas pela capacidade de adaptação. Elas compreendem o mercado e suas mudanças, podendo ajustar a própria atuação, produtos e serviços com base nas tendências, feedbacks dos clientes e condições econômicas.
Inovação
Conforme citado anteriormente, a inovação é a cereja do bolo quando o assunto são as startups. Isso porque, normalmente, elas nascem a partir de ideias inovadoras e pelas mãos de quem sabe como usar ideias diferenciadas em favor dos negócios. As respectivas empresas tendem a ser capazes de resolver problemas de diferentes maneiras e com efetividade – da maneira como os clientes estabelecem.
Crescimento
Geralmente, o principal objetivo das startup é o crescimento e a prosperidade. Tudo de maneira rápida e escalável. Ou seja, seus gestores estão sempre à procura de oportunidades para expandir a capacidade, aumentar a carteira de clientes e melhorar a receita.
“Por isso é tão importante manter um planejamento eficiente e que consiga sustentar o caixa da empresa de forma sustentável durante todo o processo”, afirma a especialista.
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Disrupção
As startups são completamente diferentes dos modelos de negócios tradicionais. E fazem de tudo para ser mesmo. Elas oferecem soluções inovadoras que podem revolucionar um setor inteiro.
Essa disrupção, por sinal, é o que diferencia as startups das demais empresas. A propósito, é esse aspecto que lhes permite uma competição com organizações mais estabelecidas.
Tecnologia
A maioria das startups estão diretamente ligadas a tecnologia e também a digitalização. É comum que elas aproveitem as mais recentes ferramentas tecnológicas para criar produtos e serviços inovadores. Não à toa, têm alcançado um público global.
De acordo com Marilucia, “buscar ajuda especializada para cada etapa do processo pode ser fundamental para conquistar resultados”.
Atuação
As startups podem atuar em uma ampla variedade de áreas de negócios. Entre elas, tecnologia da informação, saúde, finanças, logística, de manufatura (indústria), alimentação, entretenimento, montagem, química, etc.
Fato é que não há limites para as indústrias em que as startups passam a operar. O mais importante, no entanto, é que haja uma oportunidade de mercado e ideias inovadoras a serem exploradas.
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Por que as startups se integram a outros negócios?
A principal resposta para essa pergunta é porque elas são capazes de aproveitar essa sinergia e alavancar recursos adicionais.
Isto significa que as startups são eficientes no fechamento de parcerias estratégicas com empresas estabelecidas para acesso a capital, experiência de mercado, canais de distribuição e a melhora da rede de clientes.
As respectivas integrações são benéficas para todas as envolvidas. As próprias startups, por exemplo, aceleram o seu crescimento e expandem a sua influência no mercado.
Essas mesmas parcerias são fundamentais para mitigar certos riscos associados ao lançamento de soluções e produtos, bem como ao crescimento da empresa em questão.
“É importante estar ciente dos desafios que envolvem cada etapa do negócio”, finaliza Marilucia.
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