Quando se fala em blockchain, a lembrança mais comum é sua relação com o bitcoin, criptomoedas e o mercado financeiro. Blockchain, porém, é uma tecnologia que possibilita transações financeiras e muitas outras operações com maior segurança.

Dentro das indústrias e de outros setores, o blockchain traz mais segurança no registro e compartilhamento de informações, alinhando-se com as principais demandas da Indústria 4.0 sobre conectividade, automação, monitoramento, IoT e afins.

Como ressalta Jeff Prestes, especialista em Blockchain e professor na PUC-SP, “não é uma tecnologia futurista, para 2050, pelo contrário: já é uma realidade disponível hoje para as indústrias”.

Acompanhe agora mais detalhes sobre o que é blockchain e aproveite para conferir tudo em vídeo com a Maratona Indústria Xperience!

O que é blockchain?

Acredite, o tema não é difícil! Com a apresentação O que é o Blockchain? de Jeff Prestes fica simples entender a origem dessa tecnologia, como ela funciona e também como é aplicada.

Resumidamente, blockchain é um protocolo de segurança para compartilhamento e rastreamento de dados, em que as informações digitais são armazenadas periodicamente por transações em lotes, chamados blocos. Esses blocos recebem uma impressão digital chamada hash – um código único – e são interligados em um conjunto em ordem cronológica, formando uma linha contínua de blocos – uma corrente (e daí o termo “chain”).

Mitos e verdades sobre blockchain

Blockchain é seguro? Toda empresa deve implementar? O que o blockchain realmente pode agregar nas indústrias? Estas são algumas questões apresentadas por Luckas Farias, especialista em Segurança da Informação e Blockchain.

Como acontece com qualquer outra tecnologia, superar alguns mitos é importante para planejar as melhores estratégias e saber exatamente o que esperar dentro de sua performance.

Aplicações do blockchain

Para conferir cases de implementação da tecnologia blockchain, é possível conferir a palestra Experiências em Utilização de Blockchain de Sergio Medeiros. Com exemplos do varejo e da indústria, o especialista também comenta sobre como aplicar a tecnologia:

“Entender em que pontos do processo essa tecnologia pode agregar valor é muito importante antes de investir nela. Conhecendo o processo, os intermediários e parceiros, essas necessidades ficam mais claras e é mais simples definir estrategicamente onde o blockchain pode ser aplicado.”

Blockchain na indústria

Pensando em fábricas cada vez mais conectadas, em equipamentos inteligentes e em programas que integram processos de diversas máquinas e etapas da produção, o blockchain agrega segurança e confiabilidade.

“Um dos problemas encontrados quando falávamos sobre a comunicação M2M – Machine to Machine – era a falta de uma maneira confiável de registrar e armazenar as informações que vinham das máquinas. Com a evolução do blockchain, esse registro hoje é possível e confiável”, explica Jeff Prestes.

Maratona Indústria Xperience

E você pode conferir estas apresentações completas na primeira edição da Maratona Indústria Xperience. Em 15 de Setembro, ao acessar a plataforma Indústria Xperience, o público encontrará todas essas informações sobre blockchain reunidas e acompanhadas de mais conteúdos!

Além dos três vídeos apontados aqui, a Maratona Blockchain conta ainda com o painel promovido pela ABIMAQ Inova Gestão de ativos – Rastreabilidade e Monitoramento, cobrindo mais vantagens e diferenciais da tecnologia em processos industriais.

Para acompanhar tudo isso, basta se inscrever na Indústria Xperience