Com o advento da Indústria 4.0, o mercado industrial provou ser uma máquina do crescimento.

As transformações digitais contribuíram significativamente para isso, pois revolucionaram a tecnologia em favor dos processos – sejam eles de manufatura ou de manutenção industrial.

Nada mais é como há 10 anos. As ferramentas tecnológicas foram inseridas definitivamente nas atividades da indústria, a fim de melhorar cada vez mais a produtividade e assegurar confiabilidade aos processos e entregas finais.

Atualmente, o cliente final de uma indústria pode contar com produtos e serviços de alto padrão, com alto nível de qualidade.

Neste sentido, investir em processos de manutenção é fundamental para que a indústria caminhe conforme a inovação demandada pelo mercado.

Novidades em manutenção industrial

Assim como os processos de fabricação, a manutenção industrial tem uma nova roupagem. O respectivo trabalho, hoje, pode contar com tecnologias capazes de contribuir efetivamente com os resultados.

Com a ajuda dos especialistas da ITSS Tecnologia, destacamos as principais novidades para este setor, que é fundamental para a indústria.

Como a manutenção industrial pode agregar valores ao produto final?

Internet das Coisas (IoT)

De acordo com a ITSS, atualmente, mais de 10 bilhões de dispositivos de Internet das Coisas (IoT) estão conectados no universo industrial. Até 2025, espera-se alcançar a faixa de 22 bilhões.

Essa rede de objetos físicos incorporados a sensores, softwares, entre outras tecnologias, conecta um dispositivo ao outro, de modo que possam trocar dados com o uso da Internet. Tal tecnologia é eficaz para os processos de manutenção industrial, uma vez que interfere positivamente nos instrumentos e no controle dos sensores e dispositivos que envolvem tecnologias em nuvem.

“Na indústria, a IoT é também muito usada em ativos conectados, manutenção preventiva e preditiva.”

Ainda conforme a empresa, “quando falamos em IoT, as possibilidades são imensas. Maquinários que possuem a inteligência de IoT podem enviar atualizações aos fabricantes, acionando pedidos de assistência e manutenção quando os níveis de desempenho caem ou ocorre um dano. Reparações baseadas em inscrições passam a oferecer manutenção como serviço”.

Big Data

A manutenção industrial depende também da geração de dados concretos para a entrega dos resultados. Segundo a ITSS, entender a importância de colher informações é obter vantagem competitiva, tornando os processos mais assertivos em todas as etapas.

“O Big Data surge como uma disruptura dos modelos e tecnologias tradicionais, permitindo às empresas manipularem todas as informações possíveis em tempo de negócio, em qualquer caso.”

Ou seja, a informação deve ser utilizada da melhor maneira possível como uma ferramenta preciosa para a manutenção industrial – é uma grande geradora de oportunidades.

Com o Big Data, a manutenção industrial acontece com mais eficiência, melhorando significativamente cada processo. Tudo isso impacta diretamente nas entregas e na receita da indústria.

Nuvem (Cloud computing)

A computação em nuvem é uma tendência necessária para o emprego das técnicas da manutenção industrial. Isso porque oferece, de maneira prática, flexibilidade e escalabilidade, compreendendo ferramentas atuais.

Também, porque o profissional passa a contar com os melhores recursos do sistema de um computador, adquirindo uma melhor infraestrutura.

“Os aplicativos nativos da nuvem podem ser executados de forma altamente distribuída, alocando seus recursos com base nas necessidades dos Apps e usuários.”

Realidade Aumentada

Talvez a mais viável para a manutenção industrial, a realidade aumentada dispõe de tecnologias para a interação do operador com o contexto real do trabalho e por meio de informações digitais.

Softwares

A manutenção industrial, hoje em dia, pode ser contemplada por diversos tipos de softwares que trabalham em favor do direcionamento das atividades na respectiva área. São sistemas capazes de otimizar fluxos com informações técnicas para projetos e desenvolvimentos.

Dessa maneira, a manutenção industrial se torna cada vez mais assertiva, com estratégias e ações mais seguras, confiáveis e precisas. Tudo, por meio da coleta de dados.

“Esses softwares geram um impacto positivo dentro da operação, se tornando uma solução de controle de manutenção que otimiza a execução das atividades, auxiliando gestores a terem um maior controle de suas equipes.”

A manutenção industrial é só uma das áreas sendo revolucionadas pela tecnologia. Saiba mais sobre a Indústria 5.0!