A soldagem é um dos processos de fabricação mais difundidos em diversas aplicações industriais, como no setor automobilístico, de óleo e gás e de fabricação e recuperação de peças. Além disso, tem sido umas das principais áreas a usufruir dos benefícios proporcionados pela Manufatura Avançada.

Dentre as mais recentes tecnologias destinadas ao segmento, a soldagem robotizada é um dos destaques. Na EXPOMAFE – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, realizada no São Paulo Expo em Maio de 2017, ela foi abordada através do lançamento da nova fonte de soldagem robotizada TPS/i, que conta com componentes de comunicação interligados e totalmente sincronizados, capazes de permitir que a soldagem pesada seja executada de forma mais rápida e eficiente.

Com a reestruturação das funções centrais da TPS/i, o desempenho do processador ficou melhor, garantindo a otimização  da comunicação entre homem/máquina e um design modular, que facilita a adaptação às necessidades individuais de soldagem de cada usuário. O sistema também faz com que o número de respingos seja visivelmente menor durante a solda, com arco voltaico e penetrações estáveis.

“Nossa tecnologia chama atenção pela facilidade de configuração das aplicações de solda, por garantir sempre a mesma penetração e fazer com que os robôs avancem numa velocidade muito maior e executem as tarefas de soldagem de uma maneira muito mais eficiente”, explica Andres Loaiza Espinosa, porta-voz da divisão da Fronius na América Latina.