Um dos assuntos mais comentados nos últimos anos na área industrial do mundo inteiro é a automatização dos processos de produção com a inserção de robôs colaborativos e garras cada vez mais inteligentes. Para não fugir dessa tendência, a EXPOMAFE – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial de 2017 apresentou o papel dessa nova categoria de robô, que chega revolucionando o mercado devido às suas características inovadoras.

Robôs colaborativos, chamados de “COBOTS”, foram desenvolvidos para trabalhar lado a lado com humanos de forma segura. Com isso, sua instalação nas fábricas se dá de uma forma mais simples e rápida do que no caso de robôs industriais convencionais, que precisam ser isolados do convívio com humanos por meio de um aparato de normas e dispositivos de segurança.

Pensando nisso, a nossa linha de garras inteligentes, em especial o modelo EGP, tem como principais características nunca causar ferimentos durante a operação, nunca soltar a peça e sempre detectar o contato humano. Além disso, elas possuem cantos arredondados e são totalmente certificadas, podendo ser usadas em todos os segmentos industriais e em fábricas de todos os portes”, ressalta Mairon Anthero, diretor da SCHUNK Intec-Br, subsidiária brasileira da empresa familiar alemã SCHUNK GmbH & Co. KG.

O sistema de segurança da linha é baseado na limitação da força de agarre em situações de risco, com um design HRC (tarefas humano-robô colaborativo) que elimina o risco de lesões em caso de contato humano, equipada com controlador de segurança, software HRC e sistemas de sensores, que possibilitam identificar se o agarre foi efetivamente feito na peça, de maneira confiável e ininterrupta, aumentando assim a produtividade e a qualidade do processo produtivo.