Em vários tipos de indústrias, a terceirização de serviços vem ganhando espaço nas últimas décadas e tendo bastante aceitação. Hoje em dia, praticamente todos os setores podem ser terceirizados. Mas, muitas empresas ainda são receosas quanto à terceirização de RH.

Variadas são as indústrias que ainda desconfiam da eficiência da terceirização desta importante área, principalmente com as possíveis perdas e problemas associados à já alta responsabilidade do Recursos Humanos.

Diante desta dúvida, elaboramos este material. Nele você irá acompanhar as vantagens e desvantagens da terceirização de RH, assim como dicas para que essa transição ocorra da melhor forma possível.

Recursos Humanos: Setor com grandes responsabilidades dentro das indústrias

Em qualquer tipo de indústria, o departamento de Recursos Humanos é um dos mais importantes e tem ampliado seu papel e suas atribuições nos últimos anos.

Ricardo Chaves, psicólogo, palestrante e consultor corporativo em projetos de desenvolvimento de líderes e equipes, explica que estes profissionais têm funções diversificadas, que se apresentam em subsistemas, como:

Recrutamento e seleção: Profissionais de RH são responsáveis por atrair candidatos para um processo seletivo com o objetivo de selecionar os profissionais mais qualificados, assim como contribuir pelo sucesso estratégico da área e da empresa, localizando os melhores talentos para cada setor corporativo. 

Remuneração e Benefícios: O RH é responsável por manter atualizada toda a política de cargos e salários assim como também os benefícios concedidos aos colaboradores. 

Atualmente esta área tem sido responsável por grande parte do employer experience, que tem o objetivo de promover o melhor ambiente de trabalho possível, alcançando o orgulho de pertencer e a satisfação de cada colaborador”, complementa Ricardo Chaves. 

Treinamento e desenvolvimento: Esta função se destaca dos outros subsistemas de RH sendo responsável por mapear e promover estratégias, projetos e ações para o desenvolvimento técnico e comportamental de cada profissional.

É função deste departamento identificar juntamente com cada área da empresa as fraquezas e os potenciais das equipes fomentando conhecimento, habilidades e atitudes em cada colaborador.

Por fim, há a área de departamento pessoal, que é responsável pelos assuntos mais burocráticos da indústria, como folha de pagamento, admissão e demissão de colaboradores, férias, processos trabalhistas, entre outros. 

Terceirização de RH: estratégia para aperfeiçoar a gestão de pessoas

Diante das muitas responsabilidades do Recursos Humanos, é natural que a busca por estratégias para tornar a relação colaborador-empresa mais eficiente torne-se uma necessidade.

E, nada melhor do que delegar essas responsabilidades para uma empresa devidamente capacitada para tal, ou seja, terceirizar este serviço para uma empresa especialista em RH.

Um RH terceirizado é, na prática, a contratação de uma ou mais empresas que passam a gerir os sistemas e ou subsistemas da área de recursos humanos, oferecendo soluções a um custo menor do que se a própria empresa executasse estas funções.

Neste contexto, Ricardo Chaves explica que a terceirização de RH tem sido um recurso que tem como principal objetivo a redução de custos operacionais, alocando os recursos e talentos de uma empresa para o que realmente gera lucro para a mesma.

Entretanto, o consultor corporativo ressalta que diversas tentativas são realizadas com este propósito, entretanto ele afirma que dificilmente uma empresa consegue ter ganhos a médio e longo prazo quando aplica a terceirização completa da área de RH. 

Nos dias de hoje é cada vez mais imprescindível promover uma cultura organizacional integrada dentro da indústria, objetivo que inevitavelmente sofre prejuízos quando a área responsável pelas pessoas é gerida completamente por um terceiro.

Exatamente por isso, há a necessidade de maior entendimento de quais são as atividades de RH executadas internamente e quais delas serão terceirizadas. 

Essa é uma análise que deve ser feita com extremo cuidado e acurácia.

Vantagens e desvantagens da terceirização de RH em uma indústria

Como já vimos anteriormente, o setor de Recursos Humanos possui responsabilidades amplas e abrange diversos ofícios. Logo, a terceirização agiliza muito a vida dos empresários, especialmente nas empresas de pequeno e médio porte. 

Segundo Ricardo Chaves, as vantagens relacionam-se à agilidade e expertise dos processos operacionais, caso das funções de recrutamento e seleção. 

Ter empresas parceiras apoiando e operacionalizando estes processos pode ser uma grande vantagem, principalmente para a captação de profissionais para cargos operacionais.” 

Outro aspecto vantajoso é ter serviços especializados à disposição da empresa. “A terceirização de RH otimiza as soluções e produz maior escalabilidade à medida que a empresa cresce”, complementa o consultor.

Entre as desvantagens, Ricardo Chaves cita a maior rotatividade de empresas terceirizadas e inclusive o remanejamento de profissionais que ficam fora do controle da empresa contratante. 

Outra desvantagem se relaciona à segurança da informação por causa da vulnerabilidade em que a empresa se coloca por permitir o acesso de suas informações por empresas terceiras. 

Por fim, a terceirização pode afetar também o clima organizacional da indústria quando o atendimento aos colaboradores é prejudicado.

Dicas para escolher uma empresa de RH terceirizada

Você realizou análises e descobriu que o RH terceirizado é mais vantajoso para sua indústria, tanto do ponto de vista técnico quanto financeiro?

Então chegou o momento de buscar um parceiro que atenda às expectativas do seu negócio!

Neste momento, Ricardo Chaves recomenda ter cuidado com um ponto de grande importância. “Todo empresário deve avaliar a expertise da empresa que irá assumir a gestão da área de RH da sua empresa, observando se ela realmente dá conta das demandas atuais e futuras.

Também é necessário fazer um levantamento de quais serviços sua empresa precisa. Alguns serviços são rotineiros, como folha de pagamento e emissão de guias, outros, nem tanto, como admissão, demissão, treinamentos e exames laborais na medicina do trabalho.

Saber como e onde a terceirização de RH irá ajudar e contribuir é fundamental para o sucesso dessa relação.

Outro ponto importante citado pelo consultor corporativo é promover um processo de transição gradativa para evitar prejuízos no clima organizacional da empresa. 

É preciso manter um canal de comunicação constante com a empresa terceirizada, observando as ações e acompanhando a implementação de forma minuciosa.

Por fim, mas não menos importante, é preciso fazer uma projeção de curto, médio e longo prazo para avaliar a real viabilidade da terceirização de RH.

Aproveite este conteúdo e veja como a governança corporativa pode ser aplicada dentro da sua indústria.