Qual é a relação entre a Indústria 4.0 e a inclusão? Como ambas se conectam em favor das mulheres no universo da manufatura? A resposta está na inovação.

A Quarta Revolução Industrial incentiva a busca das indústrias pela inovação e esta compreende, entre tantas medidas, a diversidade no mundo corporativo – seja no escritório ou no chão de fábrica, em cargos de liderança ou como parte das equipes.

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Empresas que se consideram inovadoras atestam essa posição, principalmente, quando possuem uma cultura organizacional baseada na inclusão. Ou seja, a inovação vai muito além de investir em máquinas com tecnologia de ponta ou profissionais conceituados no mercado.

A inclusão das mulheres (em diferentes níveis de experiência) em cargos variados gera a troca de informações, que leva a novas ideias e resultados positivos. A empresa ainda se torna cada vez mais disruptiva.

Medidas necessárias para a inclusão

A teoria traz conceitos e ideias valiosas. Mas, na prática, há muito o que ser feito.

Para se ter uma ideia, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) publicou, em 2023, uma pesquisa sobre as mulheres na indústria. Os resultados revelaram que apenas 29% dos cargos de liderança na indústria brasileira são ocupados por mulheres. Em outros diversos setores, elas representam mais de 46% na mesma posição profissional.

Há uma grande discrepância entre a indústria e os chamados “setores mais femininos”.

E mais: somente 14% das empresas brasileiras pesquisadas pela CNI têm áreas dedicadas à defender a igualdade de gênero.

Isto significa que a representatividade, da qual falamos no início deste conteúdo, precisa de políticas e ações desenvolvidas pela gestão das prórias indústrias.

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Industry4Her

A fim de incentivar empresas e preparar as mulheres para cargos de liderança na indústria, a Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil) desenvolveu um programa de capacitação que fomenta e impulsiona o potencial das mulheres nos conceitos da Indústria 4.0.

Estamos falando do Industry4Her que, desde 2020, já beneficiou mais de 500 mulheres e tem como objetivo alcançar 1.000 até 2025.

Trata-se de um curso online, com cinco módulos, que acontece durante três meses, por meio do qual mulheres têm acesso a um conteúdo especialmente criado para integrá-las às temáticas técnicas e teóricas da Indústria 4.0.

O Industry4Her acomoda profissionais de diferentes níveis de experiência, de modo que tanto as mais novas quanto as mais experientes sejam beneficiadas.

O material é dividido da seguinte maneira:

  • 1º bloco: Introdução à Indústria 4.0
  • 2º bloco: Introdução às tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0
  • 3º bloco: Detalhamento das tecnologias habilitadoras
  • 4º bloco: Gestão e integração de dados, como obter valor e tomar decisões com base em dados

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De acordo com os organizadores, o Industry4Her ainda conta com especialistas do mercado que compartilham com as participantes casos reais de aplicabilidade na indústria.

“O objetivo é fornecer o contato das mulheres com experts em diferentes áreas essenciais à indústria, para discussão de boas práticas, projetos de sucesso e carreira.”

O programa oferece esses referenciais visando o desenvolvimento de soft skills, de modo a acelerar e assessorar o entendimento das mulheres sobre as lideranças.

Além disso, o Industry4Her busca “aumentar o compromisso com a aprendizagem de modo que as mulheres assumam o comando do seu próprio processo de desenvolvimento”.

O projeto é voltado também para mulheres transgênero que ocupam cargos executivos ou de liderança e possuem experiência em gestão de equipes.

Segundo a VDI-Brasil, o foco é desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes para uma liderança mais consciente em termos de comunicação e valorização das pessoas. Isso, “em um contexto de constante mudança, adaptabilidade e inovação na Indústria 4.0”.

Patrocínios

Empresas são convidadas a patrocinar o Industry4Her. As adeptas podem, inclusive, lançar um desafio relacionado a Indústria 4.0 com de uma dor real para as participantes. Os organizadores explicam que, dessa forma, uma equipe de mulheres das mais diversas empresas desenvolverão, por meio da metodologia de Design Thinking (aplicado no custo), uma solução que será entregue à respectiva patrocinadora ao final do programa.

Essas organizações parceiras podem ainda participar de uma comunidade corporativa que busca talentos femininos. Nessa comunidade, a empresa tem acesso a currículos e auxilia na recolocação de mulheres no mercado de trabalho.

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A ideia de adquirir patrocinadores vai ao encontro dos objetivos do Industry4Her, que é, além de capacitar e alavancar a carreira das mulheres na Indústria 4.0, gerar uma força de trabalho fluente. Também, criar oportunidades para novos talentos, gerar conexões, posicionar empresas apoiadoras e lançar e resolver novos desafios.

Conhece uma mulher que esteja precisando de incentivos para se manter ativa na posição de liderança e dentro das propostas da Indústria 4.0?

Entre em contato com o programa. Mais informações podem ser adquiridas no site oficial Industry4Her.

E conheça também o projeto Mulheres na Indústria.

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