A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

digitalização da indústria alemã

Digitalização da indústria alemã contribui para uma recuperação mais rápida pós-Covid

Como a indústria alemã sairá da crise do coronavírus? De acordo com a pesquisa "Corona Restart Survey", elaborada pela VDI, a indústria será significativamente mais eficiente e digital do que antes da pandemia. Uma descoberta bastante surpreendente.

Em março, a produção industrial na Alemanha, incluindo as áreas de construção civil e energia, caiu mais de 9% - maior queda das últimas décadas. Os economistas esperavam um declínio médio de 7,4%.  Com esse cenário surgem algumas questões: como será a indústria a partir de agora? A recuperação acontecerá em um ritmo acelerado? A VDI, na Alemanha, juntamente com a consultoria alemã agiplan GmbH, analisou essa questão e entrevistou os tomadores de decisão de 169 empresas. O resultado foi extremamente satisfatório.

Indústria alemã utiliza a pandemia do coronavírus como oportunidade

Apesar dos efeitos financeiros desastrosos, a indústria alemã está enfrentando o Coronavírus como uma oportunidade para se posicionar de maneira muito mais eficiente, digital e à prova de crises. Essa é a conclusão obtida no estudo "Corona Restart Survey". No entanto, a gravidade da situação também é bastante enfatizada no documento. Mais de 70% das empresas que responderam a pesquisa citaram que houve perda de vendas por conta do Coronavírus. Quase 90% delas tiveram que interromper os projetos, pelo menos ocasionalmente. Metade das empresas participantes esperam que os negócios sejam reiniciados ainda este ano.

Para o presidente da Associação de Produção e Logística da VDI, na Alemanha, Jens Reichel, "com todas as perdas financeiras, para nós, é positivo que cerca de três quartos das empresas industriais alemãs esperem poder retornar ao nível anterior de negócios já em 2021".

Algumas áreas foram mais impactadas negativamente com a crise, como a automotiva e a aeroespacial, por exemplo.

Por que a indústria alemã está otimista com o futuro?

93% das empresas estão convencidas de que se adaptaram de maneira flexível à crise. A produção foi reduzida, porém não foi interrompida. Como a necessidade de produtos diminuiu de acordo com a demanda, 92% das empresas não foram afetadas por escassez de material ou perda de produção. Há também uma imagem otimista em logística. 76% dos participantes da pesquisa estão convencidos de que a sua área de logística está reagindo muito bem aos novos requisitos diários. 71% das empresas não precisaram reestruturar significativamente seus processos logísticos. As empresas que mudaram seus processos até tendem a mantê-los.

A digitalização está ganhando velocidade

Outro resultado da pesquisa Corona Restart Survey  trata sobre o ganho  de velocidade  na digitalização da produção e em logística. 78% dos entrevistados se concentram em projetos de digitalização e TI (segurança). 68% afirmam que estão dando uma prioridade ainda mais alta à digitalização devido à crise.

"Esperamos um impulso significativo para mais automação e digitalização na indústria alemã. Afinal, 30% das empresas desejam reduzir os prazos de entrega e aumentar a eficiência por meio de processos automatizados. Tornar as cadeias de suprimentos mais resilientes é outro desafio, mas ajudará as empresas alemãs a se tornarem ainda mais à prova de crises no futuro”, prevê Christian Jacobi, diretor administrativo da agiplan GmbH.

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 24 de maio e contou com a participação de 169 tomadores de decisão da indústria alemã. Além das consequências da crise do Coronavírus para as empresas, também foram questionadas as perspectivas de abertura de empresas e os desafios de produção, logística, cadeia de suprimentos, organização, digitalização, comunicação e trabalho de projeto.

A pesquisa está disponível neste link.

Se você quer conferir outros estudos relacionados à Indústria 4.0 e digitalização, leia o artigo que fizemos sobre o acatech Industrie 4.0 Maturity Index, disponível na Biblioteca VDI-Brasil.

 

TAG: Inovação
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar