A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Guerra entre Rússia e Ucrânia traz impactos para setor industrial

Guerra entre Rússia e Ucrânia traz impactos para setor industrial.png
Diversos segmentos foram afetados por fatores como exportação, importações e aumento do preço de matéria-prima

A invasão da Rússia à Ucrânia no fim de fevereiro e os eventos subsequentes deixaram o resto do mundo preocupado. O setor da economia ainda vem se recuperando da crise que a Covid-19 causou e, por isso, especialistas apontam que a guerra pode causar uma nova queda na economia. Como sofre influência da exportação de insumos e da flutuação de preços, a indústria também será afetada.

Primeiramente, é preciso contextualizar que a Rússia e a Ucrânia são países muito relevantes para as exportações e importações do Brasil. O aumento no preço das matérias-primas como petróleo, minério de ferro, aço, alumínio e trigo, gera impactos no valor de diversos produtos em nosso país. O aumento do dólar também influencia na crise econômica, caso a inflação não seja reduzida, haverá aumento da taxa Selic no Brasil e, com isso, os juros serão mais altos.

A indústria automotiva deverá ser um dos segmentos afetados, pois, além do aumento do valor do petróleo, a Rússia é responsável por 40% do fornecimento mundial de paládio, material usado em catalisadores e conversores. Pesquisas concluíram que cerca de 2,6 milhões de automóveis deixarão de ser fabricados no mundo em 2022.

Além disso, a falta de navios e os desafios enfrentados nas demandas internacionais dificultam a tramitação de alimentos e insumos. Segundo a Abrafrutas, em 2020 o Brasil pagava US$ 4 mil para embarcar um contêiner de frutas para os EUA. Em 2022 a expectativa é que chegue a custar US$ 11 mil.

Superando os obstáculos

Está claro que há grandes desafios pela frente para o setor industrial, mas, neste cenário disruptivo e imprevisível, chegam na frente as empresas que conseguem criar uma mentalidade inovadora e digital. Dessa forma, garante-se que os processos não se tornem obsoletos e a cadeia de suprimentos estará sempre pronta para responder mais rápido a novas necessidades.

As soluções existentes devido ao avanço tecnológico podem ser grandes aliadas nesse momento de incertezas. A união entre os mundos real e virtual cria um ambiente seguro para as indústrias testarem novas ideias e soluções, evitando falhas durante o processo produtivo. É imprescindível manter um planejamento que abranja diversos fatores e trajetos, pois muito pode mudar de acordo com o decorrer da guerra. Os reais impactos só poderão ser compreendidos quando soubermos o tempo de duração do conflito.

TAG: Economia
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar