Indústria 4.0 by TOTVS

Como a análise de dados beneficia sua indústria

Descubra a importância da análise de dados na Indústria 4.0 e como o Fast Analytics pode beneficiar a sua empresa

A análise de dados é uma rotina muito presente dentro do contexto da Indústria 4.0 – que é a chave que apresenta a nova revolução dentro das indústrias. Reformulando desde os meios de produção, até as relações entre departamentos e a própria maneira de gerir a empresa, a Indústria 4.0 promete aumentar a produtividade e a lucratividade e diminuir os gastos excessivos – tudo isso enquanto amplifica a eficiência de todos os setores da indústria.

Esses avanços são possíveis graças ao grande princípio fundamental da Indústria 4.0: o gerenciamento e análise de dados. Por isso, não é exagero falar que a facilidade no acesso aos dados não apenas é vital para o funcionamento de qualquer indústria moderna, mas também que a maior ou menor capacidade de análise desses dados pode ditar o sucesso que a empresa terá.

Confira, a seguir, porque o acesso aos dados é tão importante na Indústria 4.0 e como é possível realizar a análise da forma mais eficiente.

A importância dos dados na Indústria 4.0

O funcionamento da Indústria 4.0 se baseia na digitalização do setor – em outras palavras, ela propõe a utilização de máquinas e ferramentas inteligentes, capazes de coletar todas as informações relacionadas aos mais diversos processos da empresa. Estas informações, ou dados, são, então, organizados para basear o processo de tomada de decisão por parte dos gestores, garantindo que sejam realizadas da melhor forma possível.

A grande inovação está na forma com que estas ações são realizadas: ao automatizar os processos de coleta e gestão dos dados, se elimina a taxa de erro provinda do trabalho manual, além de reduzir os recursos e o tempo necessário para realizá-las.

Como funciona a análise de dados na Indústria 4.0

A fase da organização e análise de dados é uma etapa fundamental no processo de gestão de uma empresa, pois é a responsável por garantir que todas as informações relevantes sejam sistematizadas e apresentadas a quem necessita delas.

Assim como a automatização do processo de coleta de dados auxilia para que as informações sejam coletadas de forma mais rápida e precisa, a análise também pode ser otimizada com o auxílio de ferramentas tecnológicas, que visam aumentar a eficiência e produtividade da empresa. Portanto, é essencial a utilização de um software para a realização das análises dos dados de forma eficiente e precisa, como o Fast Analytics da TOTVS.

As vantagens de utilizar o Fast Analytics

O software Fast Analytics da TOTVS se propõe a auxiliar na gestão da empresa, fornecendo informações relevantes de forma facilitada e acessível. Isso permite que o gestor seja capaz de analisar um grande volume de dados relacionados a várias áreas da empresa e utilizá-los de forma eficiente e dinâmica, o que traz benefícios para os negócios.

Permitindo uma maior visibilidade dos resultados e processos da empresa, o software pode ajudar a melhorar o planejamento das decisões relacionadas à produção, fornecendo um acompanhamento completo do rendimento e perdas em relação ao histórico e ao estimado em tempo real. Além disso, ele ajuda a aumentar a produtividade das áreas de vendas e logística, auxiliando a organizar os produtos de forma mais eficiente para os perfis de consumo de seus clientes, e otimizar o fornecimento e utilização das matérias-primas, evitando perdas com excesso de estoque, entre outros.

O software ainda é capaz de oferecer estes indicadores de forma remota, permitindo que os gestores recebam informações e realizem tarefas em tempo real, mesmo quando não estão na empresa.

Você já sabia da importância da correta análise de dados para a sua empresa? Gostaria de conhecer melhor as funcionalidades do Fast Analytics? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a aumentar os resultados do seu negócio. 

Totvs_voz da industria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *