Durante a maior feira metalmecânica da América Latina, a EXPOMAFE 2025, o SENAI reforça a sua presença de maneira estratégica e fundamentada na excelência da educação profissional. No espaço dedicado à Ilha Soldagem e Corte, a instituição está promovendo ao vivo uma seletiva nacional da World Skills – maior competição de educação profissional do mundo.
A respectiva disputa reúne jovens talentos das áreas de soldagem, os quais representam diversas unidades do SENAI em todo o Brasil. Os mesmos competidores estão enfrentando desafios técnicos rigorosos, baseados em padrões internacionais.
A ideia é testar habilidades em processos como soldagem MIG/MAG, TIG, eletrodo revestido, corte térmico e leitura de processos.
De acordo com Thiago Silva, Instrutor do SENAI, na feira, os alunos terão 40 horas para realizar a prova atual. Normalmente, são 18 horas.
“Aqui na EXPOMAFE, estamos usando os mesmos moldes da competição internacional. A diferença é que os participantes têm um tempo maior para executar a avaliação, o que gera uma grande vantagem. Inclusive, eles estão bem à vontade”, ressalta o instrutor. Thiago completa dizendo que “o rendimento dos alunos na Ilha Soldagem e Corte tem sido excelente”.
World Skills
A saber, a World Skills é reconhecida mundialmente como o maior torneio de educação profissional do mundo. O Brasil tem uma longa trajetória de destaque nessa arena. Conforme contou Thiago ao portal A Voz da Indústria, temos dois campeões mundiais, cujas conquistas foram em 1999 e 2015.
Com a realização de uma das etapas da World Skills, a EXPOMAFE e o SENAI aproximam ainda mais o setor industrial do ambiente formativo educacional. A propósito, a seletiva organizada no evento será finalizada no último dia (10, sábado), quando o ganhador será anunciado. Ele partirá, então, para a disputa mundial.
Ou seja, há diversos talentos brasileiros em torneio no pavilhão, e um deles representará o Brasil na competição internacional, que acontecerá em Xangai, na China.
“Entre os critérios de avaliação estão inspeção visual, ensaios como Raio X e estanqueidade, entre outros parâmetros”, revelou o instrutor que é também o responsável pela avaliação e escolha do ganhador.
Parceria valiosa
Como resultado dessa jornada educacional na feira, um intercâmbio entre empresas, especialistas e educadores, bem como futuros profissionais da indústria tem sido promovido. Além da própria competição, a Ilha Soldagem e Corte é uma ótima oportunidade para quem deseja acompanhar demonstrações tecnológicas, conhecer equipamentos com tecnologia de ponta e a troca de experiências com especialistas do SENAI, empresas e participantes da World Skills, incluindo atuais campeões regionais.
“Essa iniciativa reforça o compromisso do SENAI com a inovação, a qualificação técnica e a formação de profissionais prontos para os desafios da Indústria 4.0. Mostra também a nossa preocupação como a maior feira da América Latina em fomentar a educação e novos cenários para uma indústria mais promissora e focada”, explica Estefânia Domingues, show manager da EXPOMAFE.
Ainda segundo ela, a Ilha Soldagem e Corte na EXPOMAFE 2025 é mais do que uma vitrine, “trata-se de um laboratório efetivo que visa a excelência técnica brasileira”.
Ainda dá tempo de acompanhar a seletiva e conferir novos talentos em atuação. Faça o seu credenciamento e boa feira!
EXPOMAFE 2025
Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial
6 a 10 de março – terça-feira a sábado
De terça a sexta, das 10h às 19h, no sábado das 9h às 17h
São Paulo Expo – Rod. dos Imigrantes, S/N – KM 1.5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900
Iniciativa: ABIMAQ
Organização: Informa Markets Latam
Instagram: @feiraexpomafe
Site oficial: www.expomafe.com.br
Cobertura oficial aqui, em A Voz da Indústria.
Tags