Inovação é o que não falta na EXPOMAFE 2025. Expositores da área de corte de chapas estão provando o porquê esse setor é tão essencial para a transformação da indústria.
Diversos processos estão sendo atualizados com novas tecnologias e opções efetivas, como combustíveis sustentáveis, robôs integrados, sistemas automatizados, etc.
Os estandes do segmento estão atraindo olhares cada vez mais interessados nas novidades, despertando negócios e conectando profissionais de todo o Brasil e fora dele. Ou seja, se você busca produtividade, precisão e tecnologias de ponta, a EXPOMAFE 2025 é o lugar certo para encontrar os principais players do mercado e especialistas em corte. Também, para realizar networking e acompanhar de perto o que há de mais moderno nos processos industriais.
Um breve resumo do que a feira reúne em soluções para corte você confere a seguir!
Hidrogênio para Tecnologia Oxicombustível
Uma das novidades da Messer Cutting Systems, em parceria com a Messer Gases Brasil, para a EXPOMAFE 2025 é a linha HyCut, uma solução inovadora que utiliza hidrogênio como alternativa sustentável para a tecnologia oxicombustível.
Segundo Marcos Lobato, Especialista de Corte e Solda na Messer Gases Brasil, o uso do sistema HyCut tende a aumentar em 20% a produtividade e reduzir de 15% a 20% os custos. “Sem falar no desempenho, o corte ainda se torna mais preciso e a eficiência operacional aumenta”, completou.
Ainda conforme o especialista, a solução que vem sendo divulgada na feira aos visitantes apresenta uma significativa redução das emissões de CO2 e óxidos nitrosos, proporcionando mais saúde e segurança ao pessoal. Em suma, o ambiente industrial se torna menos tóxico. “No geral, há um melhor custo-benefício em comparação com os gases convencionais”.
Outro fato importante sobre o HyCut é que ele pode ser utilizado em máquinas novas e/ou antigas. Neste último caso, é preciso realizar um retrofitting, que pode ser executado pela própria Messer ou empresas parceiras.
“Nós ajudamos o cliente com a adaptação da máquina dele para que ela possa operar com o hidrogênio”, frisou Lobato. Em conversa com jornalistas do portal A Voz da Indústria, ele aproveitou para elogiar a feira e ressaltar a sua importância na indústria. “A EXPOMAFE é fundamental para o lançamento de produtos porque aqui apresentamos diretamente para o mercado. Sem dúvida, o evento é o carro-chefe do setor”, finalizou.
Corte de chanfros com alta precisão
A Trumpf também está na feira com novidades. Uma delas é a máquina TruLaser 3060 Bevel Cut Edition, desenvolvida para cortar chanfros precisos nas bordas das chapas. O objetivo é preparar o material para o processo de soldagem. Entre os diferenciais deste equipamento está a inclinação da cabeça de corte, até 50 graus, para manter uma distância precisa da chapa.
De acordo com João Visetti, CEO da Trumpf Brasil, a empresa quer levar a sua experiência em máquinas de corte 3D para máquinas de corte 2D, com um grande diferencial: a função de chanfrar.
Tudo isso vem sendo apresentado na EXPOMAFE 2025 e os visitantes podem conferir também outras soluções da empresa em seu estande. “A EXPOMAFE é a principal feira setorial do Brasil com potencial para gerar muitos negócios. Precisamos expor o que temos de melhor, mais avançado, mais eficiente e produtivo”, acrescentou o CEO.
Corte a plasma com cobot e sistemas inovadores
A inovação da vez no estande da Hypertherm Associates é o processo de corte a plasma Powermax SYNC com cobot. De acordo com Edson Urtado, Gerente de Vendas da empresa, a solução proporciona resultados mais rápidos de corte e goivagem, além de mais seguros, reduzindo também as operações secundárias.
“Com cobot operando 24 horas por dia e sete dias por semana, uma equipe de produção qualificada pode ascender a funções de maior valor e mais gratificantes”, comentou.
A saber, a série Powermax SYNC possui inteligência integrada em um consumível de cartucho de peça única que simplifica a operação do sistema. Fora isso, otimiza o estoque de consumíveis, reduz custos operacionais e maximiza o desempenho. Rodrigo Rodrigues, Engenheiro Sênior de Produto e Aplicação da Hypertherm, acrescentou que a empresa está entusiasmada em poder apresentar ao Brasil os avanços tecnológicos que projetou nos últimos anos. “Oportunidade única de integração com especialistas”.
Além desta solução, o expositor da EXPOMAFE 2025 tem também sistemas de corte mecanizado, cortadores a plasma para corte e goivagem manuais e automatizados e jatos d’água para prototipagem e corte de baixo volume.
Vale passar por este e demais estandes e conferir as novidades inovadoras para o setor de corte de chapas.
Visite a EXPOMAFE 2025!