A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Conteúdos da FEIMEC 2022 cobrem as principais demandas da indústria

Conteúdos da FEIMEC 2022 cobrem as principais demandas da indústria.png
Conectividade em PMEs e atração de talentos, entre outros temas, atraíram o público para o Parque de Ideias

No quarto e penúltimo dia da FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, a programação de palestras no Parque de Ideias seguiu atraindo o público com os assuntos mais relevantes para a indústria. Enquanto a manhã foi marcada pela Rodada Tecnológica ABIMAQ, o período da tarde teve 4 apresentações que passaram por economia, conectividade, gestão de pessoas e sustentabilidade.  

Confira a seguir alguns dos temas da sexta-feira, dia 06 de Maio. 

Conectividade e IoT em PMEs

Com apresentação de André Silva, Sócio-Diretor Executivo da Selco e membro do Conselho Superior do Sindipeças, e Leonardo Tavares, professor e coordenador dos laboratórios de Automação e Robótica no INSPER, a palestra Conectividade e IoT em PMEs foi muito relevante por mostrar o exemplo real de inovação na Selco a partir da colaboração com projetos de alunos do INSPER. 

De início, André Silva apresentou alguns dados e insights da Conferência Ministerial da OCDE para o Fortalecimento das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e Crescimento Inclusivo:  

  • PMEs representam 95% das empresas e 70% dos empregos (média global); 
  • PMEs são (em média) menos inovadoras que grandes empresas;  
  • Inovação é um fator crítico de produtividade e crescimento de longo prazo; 
  • O formato aberto é um fator impulsionador de inovação nas PMEs por reduzir a necessidade de investimento (ex: laboratórios);  
  • Financiamento subsidiado é mais adequado às PMEs do que incentivos fiscais;  
  • A capacidade de inovar está fortemente ligada à qualificação do gestores e da mão-de-obra. 

Na sequência, o público pode conhecer alguns detalhes da Selco, uma indústria familiar fundada em 1984 em São Bernardo do Campo (SP) e com 200 colaboradores – uma típica PME. Para apresentar os resultados da colaboração em inovações e objetivos da Indústria 4.0 com o INSPER, o professor Leonardo tomou a palavra. 

Segundo ele “o grande driver para a Indústria 4.0 não é a robótica colaborativa, manufatura aditiva, realidade aumentada, nem digital twin, e sim a conectividade”. A internet industrial é o que viabiliza as inovações necessárias para o desenvolvimento das PMEs.  

Ainda conforme a apresentação: “A conectividade e a Internet das Coisas Industriais (IIoT) são essenciais para a aquisição de dados em 'Tempo Real' com a finalidade de dar visibilidade e transparência nos acontecimentos, e assim poder reduzir o tempo de ação aos eventos de todos os tipos através da aplicação de predição e inteligência artificial”. Uma pesquisa em 2019 com 70 PMEs na Alemanha mostrou que 80% delas ainda não haviam passado do estágio de conectividade, apenas o segundo em um processo de 6 etapas. 

Concluindo o encontro, a mensagem final foi de incentivo: ainda há tempo de se digitalizar e conectar, pois muitas PMEs estão nesse mesmo estágio. O mais importante é encontrar parcerias e tecnologias adequadas para os objetivos da indústria. 

Como Treinar e Reter Talentos para a sua Indústria 

Na sequência, Madalena Feliciano, consultora e CEO da Outliers Careers e IPCoaching, apresentou as principais soft skills cobradas pelo mercado de trabalho (independentemente de setor) e também os principais cuidados que gestores e líderes devem seguir para qualificar e reter funcionários.  

Segundo Madalena, “cada vez  mais, o mundo corporativo se dá conta de que o capital humano é um dos principais responsáveis pelo crescimento de uma empresa”. A retenção de talentos, então, é um plano de ação para manter os colaboradores motivados e engajados com as entregas da companhia. Para finalizar, ela destacou os pontos de atenção e ação para esse objetivo: 

  • Selecionar as pessoas certas; 
  • Comunicação assertiva; 
  • Valorização; 
  • Plano de Carreira e Remuneração; 
  • Premiações por reconhecimento; 
  • Programas voltados à Qualidade de Vida.

Entre outros, aplicáveis na indústria desde os executivos até o chão de fábrica. 

Indústria Xperience 

Também nesta sexta-feira, foram apresentadas as palestras Economia em tempos de Revolução Digital na Indústria, pelo CEO da Vallus Capital Caio Mastrodomenico; e Sustentabilidade - Criação Contínua de Valor, um case da Klabin S/A que cobrimos melhor neste artigo

As apresentações no Parque de Ideias estão sendo gravadas como parte da Cobertura FEIMEC, e serão disponibilizadas na plataforma Indústria Xperience entre os dias 09 e 13 de Maio. Se você ainda não se inscreveu em nosso canal de conexão com toda a indústria, crie sua conta gratuitamente e aproveite toda a Cobertura FEIMEC e ainda a grade de conteúdos exclusiva durante todo o ano. 

E ainda dá tempo de visitar a feira! Acesse www.feimec.com.br e programe seu sábado na FEIMEC 2022.

TAG: Gestão
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar