A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Descubra o que é Pesquisa Operacional e suas aplicações na indústria

Article-Descubra o que é Pesquisa Operacional e suas aplicações na indústria

O que é Pesquisa Operacional e suas aplicações na indústria.png
Tema de palestra no Parque de Ideias da FEIMEC, a Pesquisa Operacional pode ajudar todo tipo de empresa na tomada de decisões

Otimização de recursos, redução de custos, aumento da produtividade e melhores resultados. Tudo isso pode ser conquistado com a ajuda da Pesquisa Operacional!

Você já imaginou ter uma ferramenta poderosa em mãos para otimizar os processos da sua indústria, reduzir custos e aumentar a produtividade? Essa realidade pode fazer parte da sua empresa com a ajuda da Pesquisa Operacional (PO)!

Neste conteúdo, você vai entender quais são as principais características dessa metodologia, quais são suas principais aplicações na indústria e muito mais. Vamos lá?

O que é pesquisa operacional?

A Pesquisa Operacional (PO), conforme definido pela The Operational Research Society, se configura como uma metodologia científica rigorosa direcionada à resolução de problemas complexos na gestão de sistemas. 

Por meio da PO, tomadores de decisão são equipados com ferramentas e conhecimentos para avaliar diferentes alternativas e escolher a solução mais adequada, otimizando resultados e impulsionando o sucesso em diversos setores da indústria.

Em sua palestra "A importância do apoio multicritério à decisão na indústria" durante a FEIMEC 2022, o Prof. Dr. Marcos dos Santos, Comandante da Marinha do Brasil e professor do IME – Instituto Militar de Engenharia, detalhou o funcionamento da PO. Entenda abaixo um pouco das informações transmitidas por ele.

O método se baseia na identificação de todos os critérios e alternativas relevantes para uma determinada decisão, seguida da realização de cálculos matemáticos sofisticados para avaliar cada opção e determinar a solução ideal.

Vale destacar que, apesar de sua formação em matemática e da ampla aplicação da PO em áreas como engenharia, o Prof. Dr. Marcos dos Santos enfatiza o caráter abrangente dessa metodologia. 

Ou seja, a PO não se limita a áreas técnicas, mas sim pode ser aplicada a diversos contextos, como administração, recursos humanos e outras áreas de gestão. Diversos estudos comprovam a versatilidade da PO, demonstrando sua eficácia na resolução de problemas e na tomada de decisões assertivas em diferentes segmentos.

Principais 3 características da PO

As principais características da Pesquisa Operacional a tornam uma ferramenta essencial para muitos setores, desde a indústria e o agronegócio até a saúde e o setor público. Vamos abordar em detalhes três características fundamentais da PO, confira abaixo.

1. Modelagem matemática

A modelagem matemática é a base da Pesquisa Operacional. Por meio da criação de modelos matemáticos que representam fielmente os sistemas em questão, a PO permite uma análise profunda e abrangente das situações.

2. Abordagem interdisciplinar

A Pesquisa Operacional também se diferencia por sua natureza interdisciplinar, integrando diferentes áreas do conhecimento como matemática, estatística, engenharia, economia e ciência da computação.

3. Pragmatismo

Essa terceira característica tem como foco principal a busca por soluções práticas e viáveis, com aplicabilidade direta no mundo real. Essa característica se manifesta em diversos aspectos:

  • Foco na implementação;
  • Orientação para resultados;
  • Consideração de restrições.

Além disso, essa característica torna a PO uma ferramenta essencial para empresas que buscam tomar decisões estratégicas baseadas em dados concretos e soluções que gerem resultados tangíveis.  

Objetivo da pesquisa operacional

De forma resumida, o objetivo principal da Pesquisa Operacional é ajudar na escolha de decisões estratégicas. Afinal, com base em dados concretos e análises detalhadas, a PO consegue identificar quais são as melhores soluções para problemas complexos. Sendo assim, a PO possibilita às empresas:

  • Otimização de processos industriais e recursos;
  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhores resultados.

Pesquisa operacional: quais são as principais aplicações na indústria?

Agora que você já sabe o que é a PO, seus objetivos e características, vamos entender como ela pode ser aplicada na indústria.

1. Otimização da produção

A PO define a quantidade ideal a ser produzida, o tempo de produção e o uso dos recursos, garantindo que cada máquina funcione em harmonia para maximizar a eficiência e minimizar o desperdício.

2. Gerenciamento de estoques

Essa metodologia também pode prever a demanda por produtos e otimizar os níveis de estoque, evitando ruptura ou desperdício. Isso garante que os produtos certos estejam no lugar certo na hora certa, reduzindo custos e aumentando a satisfação do cliente.

3. Logística e distribuição

Com a ajuda da PO, também é possível definir as rotas de entrega mais eficientes, otimizar a frota de veículos e garantir que os produtos cheguem aos clientes no menor tempo possível. Portanto, é possível reduzir custos de transporte, melhorar o tempo de entrega e aumentar a competitividade da empresa.

4. Manutenção preventiva

A Pesquisa Operacional costuma utilizar técnicas de análise preditiva para identificar falhas em máquinas e equipamentos antes que elas ocorram. Isso permite agendar manutenções preventivas no momento ideal, evitando paradas desnecessárias e otimizando a vida útil dos ativos.

5. Planejamento da força de trabalho

Além de tudo isso, a PO também pode determinar a quantidade ideal de funcionários em cada setor, considerando demanda, habilidades e turnos de trabalho. E isso garante que a empresa tenha a equipe certa no momento certo, otimizando os custos de mão de obra e aumentando a produtividade.

Como fazer uma pesquisa operacional

Para realizar uma PO de forma eficaz, há algumas etapas que precisam ser seguidas.

  • Definição do problema: determine o problema que precisa solucionar, objetivos e recursos disponíveis. Depois, defina os limites do problema e escolha o que será excluído da análise;
  • Construção do modelo matemático: pense nas variáveis decisórias. Depois, determine qual função matemática representa o objetivo, como maximizar lucros;
  • Soluções de modelo: selecione a técnica de otimização adequada para o tipo de problema, como programação linear, programação inteira ou simulação;
  • Análise dos resultados: interprete os resultados obtidos, avaliando a viabilidade da solução e sua relevância para o problema original. Ainda nesta etapa, valide a solução por meio de testes;
  • Implementação e monitoramento: implemente a solução escolhida nos processos da empresa, realizando os ajustes necessários. Por fim, monitore os resultados, coletando dados e avaliando o impacto da solução no problema original.

Onde implementar a PO?

Conforme vimos anteriormente, a PO pode ser aplicada em diversas formas na indústria e logística. Além disso, há muitos outros setores que se beneficiam com essa metodologia, incluindo: saúde, varejo e serviços.

Qual é a importância da PO para as indústrias?

Em suma, usando de modelos matemáticos e análise de dados, a PO identifica gargalos, reduz custos, aumenta a produtividade e garante a tomada de decisões estratégicas embasadas em dados.

Portanto, a PO é uma ferramenta importante para que as indústrias otimizem seus processos, reduzam custos, aumentem a produtividade e tomem decisões mais estratégicas.

Continue acompanhando os nossos conteúdos e se mantenha atualizado sobre o setor industrial brasileiro!

TAG: Gestão
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar