A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Descubra o que é Pesquisa Operacional e suas aplicações na indústria

O que é Pesquisa Operacional e suas aplicações na indústria.png
Tema de palestra no Parque de Ideias da FEIMEC, a Pesquisa Operacional pode ajudar todo tipo de empresa na tomada de decisões

Em uma indústria, como em qualquer outro negócio ou projeto, a tomada de decisão é uma questão relevante para todas suas áreas e operações. Uma decisão é necessária, talvez, para contratar alguém, comprar um equipamento, investir em uma nova solução, lançar um produto, ajustar os processos e assim em diante.

Acertar na decisão reflete em fatores como produtividade, clima e cultura organizacional, eficiência e até no faturamento de uma empresa. Considerando este cenário, a programação do Parque de Ideias convidou o Prof. Marcos dos Santos para apresentar um pouco de seu trabalho com a Pesquisa Operacional na palestra A importância do apoio multicritério à decisão na indústria.

O conteúdo apresentado na FEIMEC 2022 agora também está disponível em nossa plataforma digital Indústria Xperience. Continue lendo para descobrir o que é Pesquisa Operacional, por que deve ser aplicada e também assistir à apresentação completa captada durante o evento.

O que é Pesquisa Operacional?

Na definição da The Operational Research Society, “Pesquisa Operacional (PO) é uma abordagem científica para a solução de problemas na gestão de sistemas que permitem que os tomadores de decisão tomem melhor decisões”.

Na palestra A importância do apoio multicritério à decisão na indústria apresentada durante a FEIMEC 2022, o Prof. Marcos explicou o que é PO e como esse método levanta todos os critérios e alternativas para uma decisão e então faz os cálculos necessários para avaliar qual é a solução mais adequada.

Marcos dos Santos é Comandante da Marinha do Brasil, professor e doutor do IME – Instituto Militar de Engenharia. Apesar do histórico como matemático, ele destaca que a Pesquisa Operacional não é exclusiva para profissionais de exatas ou questões de engenharia. Provando este ponto, sua apresentação trouxe diversos estudos em que a PO foi aplicada para resolver questões de administração, recursos humanos e afins.

As características da PO são:

  • Método científico;
  • Modelagem de sistemas;
  • Abordagem interdisciplinar;
  • Uso de computadores;
  • e Pragmatismo.

Tudo combinado para apoiar e fundamentar melhores decisões.

Principais aplicações

Dentro da Pesquisa Operacional existem diversas áreas e métodos, como estatística, programação matemática e ciência de dados. O apoio multicritério à decisão é um destes, e foi o foco da palestra.

Segundo Santos, “Uma decisão precisa ser tomada sempre que estamos diante de um problema que possui mais de uma alternativa para sua solução. Mesmo quando, para solucionar um problema, possuímos uma única ação a tomar, temos as alternativas de tomar ou não essa ação.”

Inicialmente, são levantados os critérios necessários para resolver a questão. A combinação dos critérios gera alternativas, que então são comparadas dentro de equações específicas.

O professor deu exemplos do apoio multicritério para decidir pela compra de um celular, para contratar profissionais em uma startup, para escolher um fornecedor e até para construir uma fragata da Marinha.

Pesquisa Operacional nas indústrias

A relação da PO com a indústria, considerando além dessa necessidade de tomar as melhores decisões dentro do objetivo de negócio, é o alinhamento com as demandas da Indústria 4.0.

Como o Prof. Santos destacou no evento, “o futuro de uma organização data driven é isso, tomar decisões baseadas em dados”. Captar dados é cada vez mais viável graças aos equipamentos e softwares industriais, e assim a tomada de decisão pode ser cada vez mais assertiva.

Você encontra mais conteúdo sobre PO no canal Casa da Pesquisa Operacional.

Assista na Indústria Xperience!

A palestra A importância do apoio multicritério à decisão na indústria do Prof. Marcos dos Santos já está disponível na íntegra na plataforma Indústria Xperience. Acesse e crie sua conta para assistir esta palestra e toda a Cobertura FEIMEC online.

Leia também:

Conteúdos da FEIMEC 2022 cobrem as principais demandas da indústria

‘Talentos da Inovação’ celebra projetos universitários

Último dia da FEIMEC apontou os caminhos da indústria brasileira

TAG: Gestão
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar