A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Robôs são as grandes atrações da FEIMEC 2022

Robôs são as grandes atrações da FEIMEC 2022.png
Novidades da Indústria 4.0 priorizam robótica e automação para melhorias de processos

Já imaginou um robô-garçom que serve bebidas em copos? Essa é apenas mais uma das inúmeras funções que os protótipos em exposição na FEIMEC Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos podem fazer. A robótica está com força total nesta edição do evento, que conta com mais de 900 marcas expositoras.

Nos mais de 60 mil metros quadrados da exposição, é possível ter contato com o que há de mais novo em automação para a indústria. A Yaskawa, por exemplo, é a criadora do robô bartender, como ficou conhecida a máquina que serve bebidas. Mas a empresa tem em exposição também outros modelos, como o robô colaborativo HC20 que pode trabalhar com paletização de até 20 quilos, em parceria com mão de obra humana.

Já a Sew Eurodrive Brasil trouxe ao estande um modelo promissor para a Indústria 4.0, o AGV - Automated Guided Vehicle. O equipamento facilita o transporte de materiais dentro das indústrias, uma vez que a sua rota pode ser traçada e controlada por Wi-Fi. Os mini carros podem ser alimentados por energia, bateria ou indução e a principal vantagem é a flexibilização no espaço interno da empresa, visto que com o uso dessas máquinas não há necessidade de instalações fixas. 

A Scara, máquina de alta precisão da KUKA Roboter, é muito utilizada na indústria alimentícia. O robô, de formato horizontal, é conhecido pela sua rapidez em processos repetitivos, como manuseio de cápsulas de café, por exemplo.

Manufatura Aditiva e mais setores industriais

A impressão 3D é outro tema em alta da FEIMEC 2022. Diversas empresas trouxeram ao pavilhão as últimas novidades em maquinários e automação para impressões. A DDDrop está imprimindo, em tempo real, uma pirâmide de 30 centímetros de altura em PLA.

Outros modelos de robôs estão sendo cada vez mais procurados pela indústria de alimentos. É o caso do modelo em exposição no estande da Fanuc. A empresa vendeu recentemente um jogo de robôs para uma empresa de lanches congelados. Toda a montagem do hambúrguer é feita por automação.

A Comau, por sua vez, trouxe para a feira soluções de robótica para a indústria automotiva, que estão em uso nas fábricas de marcas como Jeep e da Fiat. As máquinas são responsáveis pela inspeção de pintura e qualidade, além da automação dos processos de soldas. O equipamento pode ser visto em funcionamento em um carro da Jeep no estande da empresa.

Quem visita o pavilhão pode ver ainda outras máquinas em ação, como a demonstração de soldas, gravação em metais, cortes para peças de cerâmica e aço, entre muitas outras novidades. A FEIMEC vai até sábado, 07 de Maio, no São Paulo Expo. Saiba mais e participe: www.feimec.com.br

TAG: Inovação
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar