O marketing e suas variáveis. Assim chamamos os conceitos estratégicos que as empresas podem aplicar para obter o engajamento desejado e, consequentemente, o faturamento alto.
Neste universo estão inseridos também os 4Ps do marketing. Você sabe o que é isso? Continue a leitura e entenda a importância do conceito.
Quais são os 4Ps?
Os 4Ps do marketing significam: Produto, Preço, Praça e Promoção. Ou seja, o produto diz respeito ao que o cliente quer, quais atributos a mercadoria precisa ter, como ela será usada, a sua aparência e o nome.
Enquanto isso, o preço fala do valor oferecido pelo produto, se existe uma sensibilidade do público-alvo com relação a esse custo, também da existência de referências na área e como ele será comprado.
A praça, por sua vez, leva a reflexões como: onde o cliente procura pelo produto? Como acessar canais de distribuição? Qual tipo de esforço de venda? Onde os concorrentes estão?
Já a promoção traz informações sobre onde o produto será anunciado, qual o melhor momento para isso e o padrão de mercado para a respectiva mercadoria.
Segundo Marcos Bedendo, Professor de Branding da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), o conceito dos 4Ps é clássico e sugere que as variáveis mercadológicas (os “Ps”) estejam integradas para que a experiência do cliente seja positiva e alinhada às expectativas criadas sobre o respectivo produto ou serviço.
“Para que o cliente fique satisfeito, é preciso que o produto comunicado seja entregue com as configurações corretas, pelo preço adequado ao seu valor percebido e em locais convenientes”, reitera.
A importância dos 4Ps do marketing
Conforme o professor da ESPM, o principal ponto da gestão dos 4Ps do marketing é poder controlar adequadamente as variáveis que são tangíveis aos consumidores, para que percebam a oferta completa como algo coerente. "A ausência da gestão dos 4Ps leva a um processo de oferta pouco coerente, o que dificulta a comercialização dos produtos ou a satisfação dos clientes”.
Outro ponto que merece destaque é que sem os 4Ps do marketing a empresa pode ter certos desperdícios de recursos, uma vez que as ações e os produtos correm o risco de serem desenvolvidos de forma desconexa. Resultado: fracasso na conquista dos objetivos.
Como a indústria pode ser beneficiada
A indústria também manufatura produtos que serão comercializados. Neste sentido, é essencial criar estratégias de marketing e propostas de valores adequadas para que os recursos destinados ao desenvolvimento e comercialização dos produtos sejam bem empregados.
O professor alerta que a indústria pode conceber produtos alinhados às expectativas dos clientes por meio de pesquisas e outras formas de captação de informações. Isso, para que recursos não sejam desperdiçados em produtos difíceis de serem vendidos.
“Entender os clientes e suas necessidades leva a um foco mais assertivo de lançamentos e alinhamento das variáveis mercadológicas. Produto, preço, praça e promoção garantem um maior potencial de sucesso.”
Marketing: dica do especialista!
De acordo com o professor Bedendo, os 4Ps do marketing devem estar sempre alinhados a um objetivo estratégico, cuja empresa tenha definido previamente.
Por exemplo, se a companhia define que o seu posicionamento de mercado é “premium”, todos os “Ps” devem seguir a uma certa orientação, indicando que o produto é inovador ou sofisticado.
O preço é mais alto do que a média do mercado, a comunicação deve enfatizar os diferenciais do produto e os locais ou forma de comercialização devem transparecer a questão da superioridade da oferta.
Em contrapartida, se a empresa decide que seu produto é de massa, ele deve ter uma configuração média de mercado, o preço deve enfatizar benefícios mais comuns ou ser mais baixo e a venda deve acontecer de forma massiva.
O especialista conclui que “os 4Ps dependem das definições estratégicas. Caso não existam, levarão a uma desorganização do ‘go to market’ e a consequências negativas”.
Agora que conheceu os 4Ps do marketing, saiba como posicionar sua marca com o marketing industrial.