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Entenda a importância dos 4Ps do marketing

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Com sua estratégia de marketing, o principal ponto é controlar as variáveis que atingem os consumidores, para que percebam a oferta completa como algo coerente

O marketing e suas variáveis. Assim chamamos os conceitos estratégicos que as empresas podem aplicar para obter o engajamento desejado e, consequentemente, o faturamento alto.

Neste universo estão inseridos também os 4Ps do marketing. Você sabe o que é isso? Continue a leitura e entenda a importância do conceito.

Quais são os 4Ps?

Os 4Ps do marketing significam: Produto, Preço, Praça e Promoção. Ou seja, o produto diz respeito ao que o cliente quer, quais atributos a mercadoria precisa ter, como ela será usada, a sua aparência e o nome.

Enquanto isso, o preço fala do valor oferecido pelo produto, se existe uma sensibilidade do público-alvo com relação a esse custo, também da existência de referências na área e como ele será comprado.

A praça, por sua vez, leva a reflexões como: onde o cliente procura pelo produto? Como acessar canais de distribuição? Qual tipo de esforço de venda? Onde os concorrentes estão?

Já a promoção traz informações sobre onde o produto será anunciado, qual o melhor momento para isso e o padrão de mercado para a respectiva mercadoria.

Segundo Marcos Bedendo, Professor de Branding da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), o conceito dos 4Ps é clássico e sugere que as variáveis mercadológicas (os “Ps”) estejam integradas para que a experiência do cliente seja positiva e alinhada às expectativas criadas sobre o respectivo produto ou serviço.

“Para que o cliente fique satisfeito, é preciso que o produto comunicado seja entregue com as configurações corretas, pelo preço adequado ao seu valor percebido e em locais convenientes”, reitera.

A importância dos 4Ps do marketing

Conforme o professor da ESPM, o principal ponto da gestão dos 4Ps do marketing é poder controlar adequadamente as variáveis que são tangíveis aos consumidores, para que percebam a oferta completa como algo coerente. "A ausência da gestão dos 4Ps leva a um processo de oferta pouco coerente, o que dificulta a comercialização dos produtos ou a satisfação dos clientes”.

Outro ponto que merece destaque é que sem os 4Ps do marketing a empresa pode ter certos desperdícios de recursos, uma vez que as ações e os produtos correm o risco de serem desenvolvidos de forma desconexa. Resultado: fracasso na conquista dos objetivos.

Como a indústria pode ser beneficiada

A indústria também manufatura produtos que serão comercializados. Neste sentido, é essencial criar estratégias de marketing e propostas de valores adequadas para que os recursos destinados ao desenvolvimento e comercialização dos produtos sejam bem empregados.

O professor alerta que a indústria pode conceber produtos alinhados às expectativas dos clientes por meio de pesquisas e outras formas de captação de informações. Isso, para que recursos não sejam desperdiçados em produtos difíceis de serem vendidos.

“Entender os clientes e suas necessidades leva a um foco mais assertivo de lançamentos e alinhamento das variáveis mercadológicas. Produto, preço, praça e promoção garantem um maior potencial de sucesso.”

Marketing: dica do especialista!

De acordo com o professor Bedendo, os 4Ps do marketing devem estar sempre alinhados a um objetivo estratégico, cuja empresa tenha definido previamente.

Por exemplo, se a companhia define que o seu posicionamento de mercado é “premium”, todos os “Ps” devem seguir a uma certa orientação, indicando que o produto é inovador ou sofisticado.

O preço é mais alto do que a média do mercado, a comunicação deve enfatizar os diferenciais do produto e os locais ou forma de comercialização devem transparecer a questão da superioridade da oferta.

Em contrapartida, se a empresa decide que seu produto é de massa, ele deve ter uma configuração média de mercado, o preço deve enfatizar benefícios mais comuns ou ser mais baixo e a venda deve acontecer de forma massiva.

O especialista conclui que “os 4Ps dependem das definições estratégicas. Caso não existam, levarão a uma desorganização do ‘go to market’ e a consequências negativas”.

Agora que conheceu os 4Ps do marketing, saiba como posicionar sua marca com o marketing industrial.

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