A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Locação de equipamentos industriais: vale a pena?

Locação de equipamentos industriais.png
A modernização da sua indústria é um desejo, mas falta capital? A locação de equipamentos industriais pode ser uma ótima opção

Após dois anos de queda, a indústria brasileira enfim apresentou crescimento, fechando o ano de 2021 com alta de 3,9%, segundo dados divulgados pelo IBGE. Para 2022, a tendência é também de crescimento, e isso vem estimulando o mercado de locação de equipamentos industriais.

Em 2021, o mercado brasileiro de locação de máquinas para a indústria movimentou cerca de R$21 bilhões.

Para o ano de 2022, a previsão de faturamento do setor é de R$25 bilhões, devido à regressão da pandemia e à realocação de insumos para sua origem.

No entanto, não são todas as empresas que veem na locação de equipamentos industriais uma boa opção para aumentar a produtividade e captar novas demandas.

Então fica a pergunta: vale realmente alugar equipamentos industriais?

Veja quais pontos a sua indústria deve considerar para ponderar a necessidade, ou não, de alugar um equipamento industrial.

Por que optar por locação de equipamentos industriais?

Independentemente do ramo, toda indústria tem como grande propósito investir na modernização de suas máquinas e equipamentos. Porém, por vezes, estes são muito caros, demandando alto investimento.

Além da questão financeira, a indústria tem que se preocupar com a manutenção, cuidados e avaliações periódicas para o bom funcionamento de máquinas que são de sua propriedade.

Diante disso, a locação de equipamentos industriais é uma possibilidade cada vez mais adotada pelas empresas que pretendem modernizar a produção sem gastar muito com isso.

Com essa medida, diversos custos são deixados de lado e facilidades são somadas à gestão do projeto.

Vantagens da locação de equipamentos industriais

No ambiente industrial brasileiro, a locação de equipamentos vem crescendo, se tornando uma prática comum entre médias e grandes indústrias que querem produzir mais, mas não têm interesse em investir em uma nova máquina ou equipamento.

São várias as vantagens da locação:

  • Grande variedade de máquinas e equipamentos disponíveis para locação;
  • Menor investimento exigido, já que o investimento em locação é muito menor que a compra de um equipamento;
  • Gastos com manutenção são eliminados, já que este procedimento fica por conta da empresa locadora. E se houver falha no equipamento, basta acioná-la para efetuar a troca;
  • Diminuição de gastos com armazenamento. A locação de equipamentos industriais elimina o acúmulo de materiais ociosos;
  • Aumento da produtividade em alguns períodos pontuais com a locação de equipamentos industriais. Quando eles não forem mais precisos, basta entregá-los ao locador.

Sendo assim, principalmente diante do momento enfrentado pelo setor industrial, a locação se configura como uma excelente estratégia, mas alguns cuidados precisam ser considerados para o sucesso dessa empreitada, como veremos a seguir.

O que considerar ao alugar equipamentos industriais?

Para que a sua indústria tenha a certeza de que a locação é um bom negócio quando comparada à compra, vale a pena considerar e avaliar alguns pontos.

Dessa forma, sua empresa consegue ampliar a estrutura da produção desejada e o aluguel se ajusta à realidade do negócio. Veja:

Qual será o custo-benefício?

Para chegar a um resultado mais efetivo, você deve comparar todos os custos que sua empresa teria com a compra e quanto o aluguel vai custar. Possivelmente, o aluguel será a melhor solução;

Qual é a depreciação do equipamento?

Empresas cujas atividades oferecem alto risco de perda, estrago ou dano da máquina têm no aluguel uma excelente opção, principalmente por não sofrer com a depreciação e a baixa vida útil do equipamento;

Há necessidade de treinamento para uso da máquina?

Optando pelo aluguel, naturalmente sua indústria terá um acompanhamento especializado da empresa que oferece a máquina/equipamento.

Assim, na locação, a montagem, manutenção e treinamento de equipes é feita por especialistas. Ou seja, há maior segurança com a contratação dos equipamentos;

Manutenção das máquinas: Quem irá realizar?

Toda máquina industrial depende das revisões e manutenções periódicas. No caso do aluguel, estes processos serão realizados pela locadora, reduzindo problemas de máquinas que estão parando a produção por conta de alguma quebra.

Como vimos, ao considerar todos estes pontos, entende-se que a locação de máquinas industriais se configura como uma ótima estratégia para aumentar a produção, sem ter que gastar muito mais com isso.

Mas vale o alerta: para não errar, busque os serviços de uma empresa de aluguel de equipamentos industriais que possuam credibilidade na área e com as melhores máquinas do mercado, assim como suporte das mesmas.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar