A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Tecnologias para a gestão premium dos serviços de logística

A tecnologia digital sustentando gestão premium dos serviços de logística.png

Enquanto modelo tradicional de gestão foca apenas na redução de custos, tarefas de rotina e na execução dos serviços, o premium valoriza o desenvolvimento das pessoas e serviços 

Na Arena de Intralogística & Movimentação de Carga da FEIMEC 2024 – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, os visitantes tiveram acesso a conteúdos dedicados à tecnologia na gestão dos serviços de logística.

Donizete Santos, Diretor Executivo de Desenvolvimento de Negócios do Grupo GPS, explicou a importância da tecnologia digital para o sustento de uma gestão premium.

Segundo ele, o conceito “premium” utiliza a tecnologia como base para alicerçar os processos e gerir as pessoas.

“A indústria continua conservadora, mas não é retrógrada ou avessa à tecnologia. Ela caminha no seu próprio ritmo, sendo um dos setores de mercado que mais valoriza as experiências.”

Por que investir em uma gestão premium dos serviços de logística?

De acordo com Donizete, o modelo tradicional está obsoleto e desgastado. É preciso optar pelo novo, aderir a tecnologias que possam trazer resultados e efetividade à logística.

Mesmo porque, em muitos casos, encontramos situações precárias dos ativos em alguns segmentos. Além disso, “há uma mão de obra com baixa qualificação técnica”, conforme explicou o diretor.

Também, a troca intensa de fornecedores e o famoso “perde-perde”, com clientes e fornecedores insatisfeitos.

O sistema premium de gestão oferece diversas vantagens à logística das empresas. Entre elas, a atração e retenção de talentos, segurança, turnover, engajamento, qualidade no ambiente de trabalho, comunicação assertiva, atitudes, valores e possibilidade de avaliação de desempenho.

Diferenças entre modelo tradicional e o modelo premium de gestão de logística

Conforme apresentou o palestrante, enquanto o modelo tradicional de gestão foca apenas na redução de custos, tarefas de rotina e na execução dos serviços, o premium valoriza o desenvolvimento das pessoas e serviços.

Por exemplo, em produtividade, contratação de know-how, planejamento, execução e gestão, além do compartilhamento de ganhos.

“No modelo de gestão premium não há barganha, mas sim uma parceria entre todos os envolvidos”. Para Donizete, ao passo em que a gestão tradicional trabalha sob o conceito da desconfiança, o premium investe na confiança mútua.

Pessoas, processos e tecnologias

Para Donizete, esse é o tripé mais importante na gestão dos serviços de logística, tendo como base a tecnologia.

Pessoas

Ele ressaltou que, para gerir as pessoas, é preciso, primeiramente, saber como atrair os talentos e retê-los. Depois disso, o mais importante é a capacitação. “Não existe tecnologia sem pessoas, mas é preciso capacitá-las”, completou. Além da liderança, é preciso investir no pessoal do operacional e oferecer oportunidades de carreira.

Processos

Por sua vez, os processos entram na cadeia para justificar o uso da tecnologia em procedimentos técnicos, estruturação, armazenagem, disponibilização, etc. Os processos são a chave para a melhoria contínua dos serviços de logística.

“Eles compreendem a integração entre diferentes serviços, planejamento, automação, metas, redução de custos, estudos de confiabilidade e produtividade, mapeamento, fluxo de trabalho, etc.”

Tecnologias

A base do tripé é a tecnologia, conforme pontuou o representante do Grupo GPS na Arena de Intralogística & Movimentação de Carga. Ele explicou que é fundamental que as empresas tenham sistemas efetivos para a gestão operacional, além de parceiros estratégicos, RPA (Robotics Process Automation), Inteligência Artificial e ferramentas digitais. “Sistemas de gestão de pessoas, Business Intelligence e IoT são essenciais também”.

Inovações para a gestão dos serviços de logística

Na mesma apresentação, os visitantes puderam conferir alguns exemplos de tecnologias para a gestão premium dos serviços de logística. O primeiro deles foi o WMS/TMS, cuja função é melhorar o nível de gerenciamento da operação, otimizar as movimentações e aumentar a eficiência da roteirização de cargas.

Outra tecnologia indispensável é a RFID/IoT que possibilita o rastreamento dos produtos, com possibilidade de múltiplas conferências simultaneamente e o monitoramento dos ativos em tempo real. Big Data e Analytics, por sua vez, são utilizados para analisar diversas fontes de dados, identificar padrões e tendências e mostrar fontes de melhorias.

Já os veículos elétricos sustentáveis (outra tecnologia para a gestão dos serviços de logística) ajudam a reduzir a emissão de carbono, contribuindo com um menor impacto ambiental e a redução dos custos de manutenção. E a robótica automatizada, que “aumenta a eficiência em tarefas repetitivas, reduz custos operacionais e elimina desperdícios”.

Ainda conforme a palestra da FEIMEC 2024, a Inteligência Artificial está entre as principais tecnologias para beneficiar os processos de logística e sua gestão.

Ela contribui, por exemplo, com a previsão de demanda e gestão de estoques, a tomada de decisão mais assertiva e com a análise de imagens e uma visão computacional.

Você pode conferir as palestras da Arena de Intralogística & Movimentação de Carga da FEIMEC 2024 na íntegra pela plataforma Indústria Xperience. Acompanhe as principais tendências do setor e atualize-se!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar