A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como atrair os melhores talentos digitais para a indústria?

atrair talentos digitais para a indústria
O setor indústria passa pela transformação digital. Mas, para isso, é preciso ter bons profissionais! Saiba como atrair talentos digitais para a indústria.

Em decorrência da pandemia, o setor industrial passou por uma rápida transformação digital. Essa nova forma de conduzir a indústria surgiu juntamente com o rápido avanço da tecnologia. Mas será que temos talentos digitais para a indústria, com a capacitação devida?

Apesar da grande evolução da digitalização, a busca por talentos digitais para a indústria ainda representa um grande desafio para continuar com o processo de transformação digital.

Por isso, é preciso que gestores adotem estratégias específicas para buscar os melhores talentos digitais, fazendo com que estejam ao lado da sua indústria.

A escassez de profissionais de TI ainda é grande no Brasil

Com a pandemia e a necessidade de distanciamento social, a grande maioria dos setores da economia passou por um rápido desenvolvimento da tecnologia, que, hoje, está inserida em todos os tipos de empresas.

Porém, segundo Gabriel Sowmy, COO na Npw Digital, poucas empresas estavam preparadas para esse tipo de mudança, que ocorreu da noite para o dia em decorrência da pandemia.

“A ascensão do modelo de trabalho em casa (home office) alterou o equilíbrio do ambiente de trabalho em vários setores dentro das empresas e indústrias em geral. Com isto, muitos tiveram que se envolver em uma onda gigantesca de automações e desenvolvimentos tecnológicos visando acelerar a transformação digital”, indica Sowmy.

O COO da Npw Digital explica que, em um mundo onde o digital está se tornando cada vez mais relevante, as empresas estão adotando novas soluções com mais rapidez do que nunca.

“Essa tecnologia vem sendo usada tanto para processos internos quanto externos, passando a ser algo quase que obrigatório em tempos de pandemia. É uma questão de sobrevivência!”, diz.

Entretanto, um estudo realizado pela Manpower Group identificou que o Brasil é o segundo país que mais sofre com a escassez de profissionais qualificados em TI, com 71% de empresas enfrentando essa dificuldade diariamente.

Neste contexto, a contratação de profissionais especializados representa uma preocupação para lidar com a situação de escassez e atrair os melhores talentos digitais para a indústria.

É preciso conhecer as características dos melhores talentos digitais para a indústria

A indústria está cada mais digital em tempos de pandemia. Com isso, a tendência é que funções repetitivas sejam realizadas de forma automatizada - o que não significa necessariamente que os funcionários serão definitivamente eliminados das linhas de produção.

Dessa forma, os novos talentos digitais para a indústria tendem a ficar mais concentrados em tarefas estratégicas e no controle e condução de novos projetos, especialmente os que envolvem personalização.

Cada vez mais enxergamos o quanto a tecnologia é capaz de proporcionar melhores possibilidades para o gerenciamento da indústria. Por isso, o desenvolvimento dos profissionais de TI precisa acompanhar a demanda existente, visto que à medida que a as ferramentas tecnológicas evoluem, surgem, também, outras necessidades, e novas habilidades técnicas são esperadas.

Dessa forma, na visão de Sowmy, para uma transformação digital realizada com maior eficiência, é necessário que os talentos digitais para a indústria tenham algumas características específicas.

“Esse profissional precisa ser comunicativo, criativo e colaborativo, deve ter foco no cliente, forte capacidade de liderança, buscar sempre conhecimento na área e ter em seu DNA as maiores habilidades de um empreendedor”, recomenda.

Como atrair esse tipo de profissional para sua indústria?

Um dos grandes desafios de gestores de RH é atrair os melhores talentos digitais para a indústria, afinal, com a escassez de profissionais, é preciso adotar um novo modelo de gestão para estar à frente de suas concorrentes.

“A empresa precisa ter uma em mente que é necessário que seu RH (interno ou terceirizado) tenha também uma visão voltada para as necessidades alinhadas à transformação digital”, sugere Sowmy.

O COO da Npw Digital diz também ser necessário que a empresa invista no seu processo seletivo. “Os grandes talentos digitais para a indústria estão sempre atentos, em busca de empresas que forneçam desafios. Vale criar processos seletivos para atraí-los”.

Além disto, as empresas precisam realizar ações contínuas, como programas de aprendizagem e desenvolvimento, implementação de modelos de trabalhos mais flexíveis, incentivo e valorização na colaboração dentro da empresa - afinal, o talento digital ideal pode estar dentro da própria empresa, mas ainda não ser visto.

Ao atrair e reter estes talentos para a indústria, o setor ganhará em competitividade dentro do mercado, escalando o crescimento e os resultados obtidos nesse novo cenário digital.

TAG: Inovação
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar