Segundo um estudo da Edelman Comunicação, a IA já é utilizada 74% das pequenas e médias empresas, e auxilia na automação de processos e ganho de eficiência em linhas de produção. Isso libera os funcionários para focarem em tarefas mais produtivas e menos repetitivas. Saiba mais!

A Inteligência Artificial tem capacidade para transformar o mercado de trabalho em várias frentes. E assim o faz.

A indústria é uma das principais beneficiadas pelo emprego de tecnologias IA, as quais compreendem as etapas da manufatura, automação, logística, circulação, vendas, marketing, atendimento ao cliente, entre outros processos.

A IA está impactando o mercado de maneira positiva, mas tem suas peculiaridades. Segundo Leonardo Berto, gerente de consultoria da Robert Half, a tendência é que no mercado de trabalho do futuro as tarefas mais operacionais sejam executadas majoritariamente por Inteligência Artificial.

“Entretanto, essa adaptação não representa uma redução no número de empregos e/ou oportunidades.”

Leia mais: Entenda a importância dos 4Ps do marketing

Dados complementares: Inteligência Artificial no mercado

Conforme um estudo da Edelman Comunicação, a Inteligência Artificial já é uma realidade em 74% das pequenas e médias empresas. Dessas, 47% estão investindo em IA neste ano, contra 45% de 2023 e 27% de 2022.

A pesquisa revela também que, no ano passado, a Inteligência Artificial ficou atrás apenas das tecnologias de armazenamento em nuvem.

O trabalho da Edelman indica que as principais motivações para as empresas investirem em IA são: melhorar a experiência do cliente (61%), ganhar eficiência, produtividade e agilidade (54%) e garantir a continuidade do negócio (46%).

De acordo com a organização, a maioria das empresas pesquisadas disseram usar IA como assistentes virtuais para atendimento ao cliente (69%).

Saiba mais: AGV: Entenda Tudo Sobre o Que é Automated Guide Vehicle e Como Funciona

Participação da IA no mercado de trabalho na indústria

A Inteligência Artificial vem sendo cada vez mais utilizada para a automatização de tarefas repetitivas em linhas de produção de diferentes tamanhos e capacidades. A ideia é liberar o pessoal para melhorar a concentração em outras tarefas. Por exemplo, as que demandam criatividade e estratégia.

Além disso, as respectivas tecnologias podem ser aplicadas para a previsão da demanda, a otimização de inventários e relatórios, o roteamento do transporte, etc. Tudo para aprimorar a eficiência da empresa e reduzir os custos com a cadeia de suprimentos.

Conforme explica Leonardo, não podemos deixar de lado o fato de que o mercado de trabalho contemporâneo é extremamente dinâmico.

“Muitos cargos que estão hoje em destaque nem sequer existiam até alguns anos atrás. Assim como profissões podem deixar de existir, novas também serão criadas”, destaca.

Confira: Metrologia Industrial: o que é e como funciona?

Manutenção preditiva

A Inteligência Artificial é efetiva para a manutenção preditiva porque oferece uma avançada análise de dados e um algoritmo eficiente.

E o que isso tem a ver com o mercado de trabalho?

Tudo, uma vez que a IA pode prever falhas em equipamentos industriais antes mesmo que eles ocorram. Logo, a manutenção preditiva se torna uma realidade e a redução do tempo de inatividade também.

Robótica

Outro ponto importante sobre Inteligência Artificial no Mercado de trabalho nas indústrias é com relação à robótica avançada.

A IA tem impulsionado o desenvolvimento de robôs inteligentes e colaborativos (cobots), os quais são eficazes para um trabalho em conjunto com os seres humanos, principalmente, em tarefas mais complexas como, por exemplo, de montagem, soldagem, movimentação, etc.

O gerente explica que, à medida que as empresas adotam cada vez mais a IA e outras tecnologias avançadas, o processo de transformação digital se torna ainda mais complexo.

“Consequentemente, os gerentes de transformação digital serão essenciais na condução dessas mudanças, adaptando processos, capacitando a equipe no trabalho com novas tecnologias e garantindo uma transição suave e bem-sucedida para um ambiente de trabalho orientado por IA.”

Veja também: Maturidade da Inteligência Artificial na indústria

Oportunidades e novos cargos

De acordo com Leonardo, novas oportunidades serão criadas no mercado de trabalho em virtude da aplicação da Inteligência Artificial nos processos. Por ora, ele destaca os principais cargos em por meio dos quais as tecnologias são implantadas:

  1. Gerente de transformação digital;
  2. Engenheiro de prompt;
  3. Desenvolvedor de modelos;
  4. Especialistas jurídicos e de governança;
  5. Especialistas em cibersegurança de IA;
  6. Analista de dados avançado;
  7. Engenheiro de manufatura com automação inteligente;
  8. Consultores.

Assim, a Inteligência Artificial é uma realidade no setor e promete balancear o mercado com novas oportunidades de trabalho.

Para descobrir mais sobre a IA na indústria, confira os Destaques de conteúdo FEIMEC 2024!