Para chegar à digitalização dos processos produtivos, a indústria brasileira precisa apostar numa cultura digital. Afinal, mesmo que alguns processos sejam feitos de forma automática, ainda assim, são as pessoas que irão, em grande parte, operar as máquinas e fazer rodar os sistemas.
Nesse sentido, preparar e estimular as lideranças é fundamental, pois são os líderes que estarão no dia a dia conduzindo esse processo. “E os colaboradores também são importantes. Por isso, é preciso mudar a cabeça de todos, desde a área operacional até a diretoria, já que são as pessoas que conduzem a empresa. Se não houver uma mudança de pensamento, vamos seguir na fase de apertar o botão e colocar parafuso”, ressalta Thiago Matsumoto, vice-presidente do Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul.
Além dessa mudança de pensamento e da transição cultural, são necessárias outras medidas para levar a indústria à digitalização dos processos produtivos. São elas:
Buscar os parceiros certos
A busca dos parceiros certos é recomendável durante o processo de digitalização da indústria. Esse encontro pode ser facilitado por clientes e fornecedores.
Traçar objetivos
Quando traçamos um objetivo, devemos começar a pensar nas fases necessárias para atingi-lo. Dessa forma, a execução se torna mais fácil, pois a partir do momento que você der o primeiro passo, o segundo vai ser mais simples – e assim sucessivamente.
Nesse sentido, é importante estipular etapas, mesmo que seja por setores: começar, por exemplo, na engenharia, depois levar a digitalização para a manufatura, área de marketing, etc . Outro objetivo que pode ser traçado é começar com uma tecnologia mais básica para, posteriormente, evoluir para uma mais complexa.
Conhecer empresas digitalizadas
Fazer visitas a outras empresas que já começaram a digitalizar os seus processos é uma boa opção para visualizar outros cenários e chegar mais rápido ao objetivo. .
Outra dica é participar de eventos relacionados à Manufatura Avançada (ou Indústria 4.0) e fazer a busca de informações em sites especializados que dão o embasamento necessário para traçar os primeiros passos.
Utilizar startups
As startups são grandes aliadas para encurtar o caminho rumo à digitalização dos processos produtivos, pois trazem soluções rápidas de validação constante.
Avaliar o uso de um ERP
Uma das formas de promover a digitalização na prática é utilizar um ERP ((Enterprise Resource Planning, em português, Sistemas de Gestão Empresarial).
“Esse tipo de solução integra todas as áreas e os processos da empresa, centralizando as informações de todos os setores e permitindo que os gestores desenvolvam uma visão completa de seu negócio. Isso garantirá mais agilidade e organização, trazendo ganhos em produtividade e eficácia e reduzindo ou eliminando retrabalhos”, afirma Rodrigo Schimidt, professor do Centro Universitário ENIAC.