Na teoria, uma ação repetida muitas vezes é uma atividade, não uma prática.

A prática é aquilo se faz motivado por um propósito, e sua regularidade resulta na criação de uma identidade. Para Adiloderne Nogueira Souza Filho, mestre em Processos Industriais, docente e gerente de Unidade da Universidade Anhembi Morumbi, é desta forma que a indústria deve se comprometer com a sustentabilidade.

Em sua apresentação no Parque de Ideias da EXPOMAFE 2023, “Sustentabilidade: Um pilar para a Indústria 4.0 e para a Sociedade 5.0”, o professor Adilo, como é chamado, relembrou a evolução da indústria, desde a chamada 1.0, no final do século 18, até a atual 4.0, caracterizada pela conectividade e inteligência artificial.

Indústria e Sociedade

Ao mesmo tempo, trouxe o moderno conceito de Sociedade 5.0: “Um sistema social que oferece conforto em todos os aspectos, como mobilidade, áreas verdes, educação, tecnologia, serviços e, claro, meio ambiente”, descreveu.

Ele alertou também sobre a urgência de medidas assertivas para a preservação do meio ambiente, tendo em vista a finitude dos recursos do planeta e sua resiliência.

“Resiliência é capacidade de voltar ao estado normal após cessar uma perturbação. A Natureza é resiliente, mas não reage na velocidade em que a gente a perturba. É como você cortar uma árvore de 500 anos de idade e esperar que ela cresça novamente em pouco tempo”, explicou.

“Ações como coleta seletiva e reciclagem são importantes e necessárias, mas não na velocidade em que a humanidade causa problemas ao meio ambiente.”

Modelo sustentável forte

É a partir deste cenário que o professor Adilo cobra da indústria estratégias de desenvolvimento que não esgotem os recursos naturais para as gerações futuras e que equilibrem o tripé da sustentabilidade: ambiental, econômico e social.

Em outras palavras, um modelo de sustentabilidade forte e adaptado à Sociedade 5.0 deve considerar a Econosfera, depois a Sociosfera e, por último, a Biosfera.

Por fim, o palestrante elencou três conceitos que devem nortear o desenvolvimento destas estratégias: Lean (gestão baseada na diminuição dos erros, redundância e desperdício), Kaizen (melhoria contínua com envolvimento de todos os colaboradores), Guemba (tomar decisões com base na vivência do local/situação real).

“Que façamos da Indústria 4.0 e da Sociedade 5.0 a principal engrenagem para tornar este planeta um lugar melhor para todas as gerações”, concluiu.

Na sua indústria, a sustentabilidade é uma atividade repetitiva ou uma prática com propósito?

Aproveite e assista à palestra Sustentabilidade: Importante pilar para a Indústria 4.0 e para a sociedade 5.0 na Indústria Xperience!