A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Entenda a tendência de gamificação para treinamentos industriais

gamificação de treinamentos industriais.png

Saiba mais sobre a tendência de gamificação para treinamentos industriais e como ela foi impulsionada pela pandemia.

Você já ouviu falar da gamificação para treinamentos industriais? Essa vem sendo uma estratégia bastante aplicada pelo setor de Recursos Humanos (RH) no treinamento de colaboradores em tempos de pandemia, e está ganhando cada vez mais recorrência em variadas indústrias.

Prova disso é um levantamento realizado pela edtech Sábios, que aponta um aumento de 100% na busca por capacitações via plataforma online e com experiências imersivas um ano após o início da pandemia, sendo essa procura bastante recorrente.

Mas, mesmo representando um conceito crescente, há ainda muitas dúvidas sobre o que se caracteriza como sendo a gamificação para treinamentos industriais. Entenda, a seguir, o que está por trás desse conceito que não para de crescer em tempos de pandemia.

Gamificação para treinamentos industriais: simulando a realidade concreta na virtual

Por muitos anos, as empresas investiram muito tempo e dinheiro em metodologias tradicionais de capacitação, como o ensino a distância (EAD), e-learning, vídeos online e presenciais expositivos.

No entanto, com a recomendação de distanciamento social, além de reduzir os encontros presenciais, muitos colaboradores acumularam funções, com os processos operacionais ficando mais rígidos, o que trouxe à tona algumas deficiências relacionadas às habilidades comportamentais, de cultura e de competências do trabalhador.

Foi então que os gestores perceberam a necessidade de ir além dos treinamentos convencionais. Por isso, as empresas passaram a buscar soluções com metodologias mais eficientes e envolventes para aumentar o engajamento e, consequentemente, o desempenho dos colaboradores”, analisa Demetrius Lima, CEO e cofundador da Sábios.

Diante dessa necessidade, Lima explica que a empresa criou a metodologia Sábios de Educação Imersiva, que integra storytelling com gamificação simulando a realidade concreta na virtual. “Ela retrata situações, operações ou processos de forma autêntica e prática, desafiando as pessoas a tomarem decisões que exigirão aptidão em sua cultura, em suas competências e em seus comportamentos”.

A metodologia é baseada em neurociência e utiliza técnicas de gamificação e storytelling para atrair, envolver e prender a atenção das pessoas, aumentando a retenção do aprendizado.  

Gamificação para treinamentos industriais em pleno crescimento

Os treinamentos com tecnologias imersivas, como a gamificação com storytelling, já vinham apresentando crescimento nos últimos anos, principalmente pelo maior engajamento e eficiência na retenção de conteúdo.

Uma pesquisa realizada pela empresa americana de educação digital TalentLMS indicou que 89% dos trabalhadores consultados se sentiram mais produtivos por meio da gamificação e 83% mais motivados.

Na pandemia, essa tecnologia na oferta de treinamentos industriais ganhou ainda mais destaque no meio corporativo e industrial, tanto que a maioria dos novos clientes da Sábios são indústrias.

Isso se deve ao grande número de colaboradores atuando nos níveis operacionais destas organizações, os quais exigem competências, comportamentos e cultura em diversos processos, bem como no cuidado com a segurança, qualidade e produtividade”, diz Lima.

Expectativas para o futuro: maior uso da Inteligência Artificial

Para o futuro, a tendência é aumentar ainda mais a demanda por soluções de imersão inovadoras dentro do ambiente industrial, pois o atual cenário começa a comprovar a eficácia destes novos métodos de ensino, tais como a gamificação de treinamentos industriais.

Só para ter uma ideia, o mercado de gamificação, ainda de acordo com a TalentLMS, já movimentou quase US$ 7 bilhões em todo o mundo, e a previsão é que os investimentos na área cheguem a US$ 40 bilhões em 2024, indicando um rápido crescimento.

Além disso, a Inteligência Artificial (IA) integrada à metodologia imersiva, tem sido cada vez mais demandada pelo mercado. “Para isso, a Sábios já tem trabalhado com várias novas demandas de treinamentos imersivos integrados com IA e, também, com o uso de novas tecnologias imersivas, tais como realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista”, complementa Demetrius Lima.

Dessa forma, a gamificação para treinamentos industriais representa uma metodologia bastante ampla e benéfica. Com uma boa plataforma que inclua essa estratégia, é possível potencializar o aprendizado e engajamento do pessoal, fazendo com que o desempenho da indústria seja otimizado por meio da diversão e bem-estar de todos.

TAG: Gestão
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar