Com a aderência à tecnologia vivida na indústria 4.0, muitas informações e processos ficam disponíveis em ambiente digital. Mas, ao mesmo tempo que automatiza o trabalho, isso requer atenção à segurança de dados. Quando a empresa não possui diretrizes voltadas para esse tópico, está suscetível a impactos negativos em sua imagem e seus lucros.

Segundo a Pesquisa Global de Segurança da Informação, 70% das organizações alegam entender a importância da cibersegurança, apesar disso, 77% ainda operam de forma limitada. Porém, o Brasil destaca-se em outro estudo, onde 83% das empresas do país responderam que pretendem fazer investimentos em segurança de dados em 2022.

Evitando ameaças à segurança de dados na indústria

Muitas ameaças enfrentadas na indústria 4.0 são derivadas de deficiência na cibersegurança. A falta de controle no acesso, por exemplo, pode resultar em ataques como o chamado ransomware, ou seja, o sequestro de dados. Outra situação comum são os cliques em e-mails e links com vírus (phishing), que podem excluir ou mesmo conceder acesso aos hackers sobre informações sigilosas.

Neste cenário, a autenticação de usuários e equipamentos é fundamental. Também é preciso implantar mecanismos físicos e lógicos para detectar intrusos, investir na criptografia de dados e contar com mecanismos eficientes para monitorar a rede corporativa.

Além disso, o diálogo sobre a importância dessas atitudes deve ser algo implementado na cultura organizacional. Os colaboradores precisam entender os impactos e saber como se prevenir de um ataque cibernético. Pensando nisso, a Teclógica irá realizar o evento InovaTec: Segurança de Dados na Indústria 4.0.

O programa de treinamento acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de julho, com carga horária de 4 horas, será gratuito e online. Seu intuito é compartilhar informações sobre cibersegurança com profissionais do setor industrial e orientá-los sobre que atitudes tomar. Convido todos a participarem, clique aqui e inscreva-se!