No dia 18 de Agosto, profissionais da indústria puderam acompanhar o SMDI 2022: Seminário de Marketing Digital na Indústria, promovido pela ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos. O evento aconteceu de forma presencial, na sede da associação, e online para o público geral.

Reunindo especialistas em Marketing Digital, o SMDI já acontece há alguns anos justamente para apoiar as demandas específicas das indústrias, que enfrenta dificuldades em relação a conteúdo, gestão de marca, atendimento, ciclo de vendas e afins. E, claro, promover o networking e contatos entre os profissionais de marketing.

A seguir, confira 4 aprendizados compartilhados no SMDI 2022!

Comunicação estratégica pelo WhatsApp

Iniciando a agenda do evento, João Paulo Borges, mais conhecido por JP do WhatsApp, compartilhou a importância de trabalhar o WhatsApp como um canal de comunicação estratégica e ativa.

JP é jornalista, especialista em Comunicação Estratégica pelo WhatsApp e especialista em Ciência Política e Marketing Político. Como explicou em sua palestra, 78% dos usuários entrevistados pela Opinion Box se comunicam com marcas pelo aplicativo de mensagens.

Destacando também o Marketing Conversacional, o hábito dos usuários e a crescente demanda de comunicação entre humanos, JP apresentou os 4 pilares da comunicação estratégica via WhatsApp: informação, relacionamento, fidelização e mobilização.

Conteúdo relevante e atrativo

Priscila Santos, diretora de Negócios da Agência SoulRocket, trouxe cases de sucesso de indústrias trabalhando conteúdo nas redes sociais. Como explicou: “Se você tiver um produto para indústrias, com jornada de venda complexa, seu conteúdo tem que valorizar sua marca, trabalhar pontos fortes e diferenciais”.

A gestão de marca, criando uma identidade para a empresa, com linguagem textual e visual alinhadas com o mercado, é a estratégia de branding.

Comentando sobre as principais redes sociais para marcar presença e compartilhar conteúdo relevante, com destaque para o Instagram e até alcançando o TikTok, Priscila compartilhou mais dicas: “mostre o processo produtivo de suas máquinas, compartilhe dicas, grave novidades em uma feira, porque as pessoas querem ver!”

SEO, Copywriting e Analytics

Em temas relacionados, a audiência pode entender um pouco mais dos objetivos de SEO (Search Engine Optimization), focando na redação de conteúdos (copywriting) para atrair tráfego orgânico em um site. Esse tráfego, inclusive, sendo mensurado através de métricas em ferramenta de Analytics.

As palestras Dicas de SEO para o seu negócio, com foco em Copywriting, por Ludy Amano, fundador da Mirago Marketing Digital; e Analytics – como identificar pontos de conversão no seu site, com Eleonora Diniz, expert em Analytics; trouxeram informações valiosas para que o site de uma empresa seja um ponto de atração e conversão de leads, podendo gerar vendas.

Marketing de Comunidade

Apresentando o conceito de comunidade e como esse relacionamento pode refletir em marketing e vendas para uma empresa, Lia Penteado, Coordenadora de Comunidades na Informa Markets LATAM, também apresentou o case da plataforma e comunidade digital Indústria Xperience.

Lia explicou que uma comunidade também funciona para promover uma marca de forma estratégica. O desafio é “criar valor para os membros e criar resultados para a empresa”.

Para isso, a comunidade pode assumir um (ou mais) dos objetivos SPACES:

  • Suporte;
  • Produto;
  • Aquisição;
  • Contribuição;
  • Engajamento;
  • Sucesso.

Caso queira conferir esse conteúdo e mais materiais das edições anteriores do evento, acesse e cadastre-se no SMDI.