Após quatro anos em queda, o setor da indústria de máquinas e equipamentos volta a crescer. Durante a abertura da FEIMEC - Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) divulgou a expectativa de crescimento para o setor no ano vigente: entre 5% e 10%.
O setor encerrou o primeiro trimestre acima do resultado obtido no mesmo período do ano passado (1%), sustentado principalmente pelas exportações, as quais representam metade da receita e cresceram 23,7% em dólares - ou 23% em reais. Houve também uma ligeira participação e melhora nos investimentos domésticos.
A realização de feiras como a FEIMEC são importantes para alavancar os negócios das empresas mais endividadas – ressalta a Associação. Desta forma, é possível retomar o crescimento sustentável, e aumentar a competitividade na indústria.
Além do crescimento da geração de negócios, a empregabilidade do setor também é destaque. A indústria de máquinas e equipamentos encerrou esse terceiro mês com 293,9 mil pessoas ocupadas, significando um aumento de 0,2% em relação a fevereiro de 2018.