• A Voz da Indústria is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Gestão

Serviço mobile aproxima chão de fábrica do conceito da Manufatura Avançada

No radar da indústria brasileira há algum tempo, os benefícios proporcionados pelo conceito da Manufatura Avançada têm aberto espaço para o desenvolvimento de diversas tecnologias que preveem processos mais inteligentes e focados em produtividade, como é o caso da recém-lançada ferramenta de manutenção mobile desenvolvida pela TOTVS.

Acessada a partir de dispositivos móveis, como celulares e tablets, a ferramenta oferece os seguintes ganhos para o gestor da indústria:

  • Integração nativa com o ambiente de gestão no ERP;
  • Acesso seguro, exclusivo para usuários autorizados no sistema principal;
  • Redução dos custos e retrabalho com papel, já que as operações passam a ser eletrônicas e comunicadas online ao técnico responsável pelo serviço;
  • Mobilidade e agilidade no reporte das informações, especialmente em plantas fabris muito grandes ou mesmo separadas, superando as distâncias.

“A Manutenção de Ativos Mobile viabiliza a aplicação de alguns princípios da Manufatura Avançada, como, por exemplo, o uso da nuvem, a interoperabilidade, a descentralização e a orientação a serviços, além de poder ser utilizada em qualquer porte de empresa e nos mais variados layouts”, afirma Angela Gheller Telles, diretora dos Segmentos de Manufatura e Logística da TOTVS.

Na prática, funciona assim: as solicitações de manutenções corretivas, por exemplo, podem ser abertas em um tablet, diretamente da linha de produção, onde o problema foi identificado, permitindo, inclusive o envio de imagens anexas. A equipe de manutenção recebe a ordem de serviço e uma sugestão de lista de materiais frequentemente necessários, de acordo com o serviço que será realizado, facilitando, assim, a indicação dos itens e tornando a tarefa mais rápida. Dessa forma, quando a manutenção chega ao fim, todos os registros já estão prontos – o inverso de um modelo tradicional, em que o funcionário preenche os dados apenas no final do serviço.

Além disso, como a ferramenta é integrada ao software de gestão (ERP) da TOTVS, todos os dados imputados são, automaticamente, absorvidos pelo sistema, que movimenta o estoque das peças utilizadas, computa as horas dos funcionários e registra todo o processo de forma organizada e segura. O módulo mobile também permite a execução das manutenções preventivas, agendadas previamente.

“Trata-se de uma ferramenta fácil de utilizar. Na prática, são necessárias, apenas, pequenas configurações no ambiente do ERP para implementá-la. Além disso, a TOTVS possui canais de atendimento que presta assistência ao usuário e ao time de TI da empresa na implementação da solução”, ressalta Angela.

Para os clientes que já utilizam as soluções de Manutenção de Ativos da TOTVS, não há custo adicional para uso da solução, que pode ser utilizada de imediato por qualquer usuário autorizado.


Quer saber mais sobre ferramentas que ajudam a modernizar o chão de fábrica da sua indústria? Continue acessando o nosso canal de conteúdo e até a próxima. 
 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *