• A Voz da Indústria is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

A Expomafe, Gestão

Vale a pena investir em prototipagem 3D?

A tecnologia de prototipagem 3D, conhecida popularmente como impressão 3D, já existe há, aproximadamente, 30 anos no mercado, mas somente agora está ganhando destaque na indústria metalmecânica brasileira. Ela consiste, basicamente, na criação de peças construídas, a partir de um desenho digital, com finas camadas de polímeros (resinas que simulam o plástico) ou outros materiais, que vão se sobrepondo até chegar ao produto desejado.

Produzir peças por meio desse método pode oferecer diversas vantagens em relação às técnicas de fabricação tradicionais. Um processo de usinagem comum, por exemplo, exige a retirada progressiva do cavaco de grandes pedaços metálicos até alcançar o produto final. Por isso, a impressão 3D promove menos desperdício de material e também uma redução no tempo de criação e fabricação de cada item.

“É de fundamental importância o investimento nas inovações e ferramentas que a Manufatura Avançada preconiza, pois o objetivo maior desse novo conceito é aumentar a competitividade das empresas, não apenas a aplicação de suas tecnologias. Este foco na competitividade deve ser sempre perseguido, pois garante a sustentabilidade das indústrias a longo prazo”, afirma Jefferson Melo, coordenador de projetos da Fundação CERTI.

A impressão 3D não irá substituir totalmente os métodos de fabricação convencionais, mas pode ser utilizada em muitas aplicações para fornecer um projeto com alta precisão de forma mais rápida. Confira,  portanto, a seguir, outros benefícios proporcionados por esse tipo de prototipagem na indústria metalmecânica.

Os benefícios da prototipagem 3D

A prototipagem 3D passou a ser uma realidade na indústria brasileira. Estima-se que as empresas que a utilizam passam a ter uma redução média de 70% a 60% em seu lead time (indicador de tempo que fornece subsídios para que a empresa possa realizar ações, sobretudo para a redução do tempo de produção).

Isso significa que a tecnologia é capaz de reduzir o tempo de trabalho em um protótipo e, consequentemente, os gastos com funcionários para, finalmente, chegar ao protótipo. Esse processo ainda contribui para que o produto possa começar a ser produzido de forma mais ágil, deixando de ser um protótipo.

Outro benefício interessante da prototipagem 3D é que ela garante uma maior liberdade criativa, visto que possibilita a fabricação de peças com geometrias complexas, algo bem diferente da forma tradicional.

Um bom investimento para a indústria

Ao escolher a usinagem para criar um produto novo, o gestor da indústria terá de contratar, provavelmente, uma empresa para gerar um protótipo ou arcar com o custo dessa produção internamente. Com a prototipagem 3D, no entanto, este custo é reduzido.  Isso porque o processo oferece a possibilidade de testar antecipadamente um novo produto e encontrar as falhas, os encaixes imperfeitos, os ajustes anatômicos, as funcionalidades que não se completam, entre outros problemas.

No passado, um protótipo levava dias ou mesmo semanas para ficar pronto, mas com a prototipagem rápida, é possível colocar um modelo físico nas mãos do designer dentro de algumas horas.

E, embora o investimento inicial com as impressoras 3D seja maior, depois, o empresário ganhará com a diminuição de tempo de produção dos protótipos e uma mão de obra mais barata. Ou seja, a longo prazo, o investimento se paga e passa a dar lucro para a indústria que tiver adotado a tecnologia.

Quer saber mais sobre novas soluções e tecnologias como a prototipagem 3D para a indústria metalmecânica? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *