Indústria 4.0 by TOTVS

3 diferentes aplicações de RFID na indústria

RFID é um sistema para identificação e rastreamento de objetos por meio de ondas de rádio. A tecnologia é a mesma da comunicação entre aparelhos de walk talk, mas em vez de sons, os sinais transmitem dados.

O sistema utiliza uma etiqueta com microchip, as tags, no qual são gravados os dados a serem transmitidos. Os sinais de rádio são captados por uma antena conectada a um computador responsável pelo processamento desses dados.

Na indústria, o RFID tem diferentes aplicações:

1 – identificação de recebimento de matérias-primas;

2 – localização de ferramentas e equipamentos,

3 – rastreabilidade de itens em processo de fabricação.

A tecnologia RFID quando é conectada a sistemas de análise de dados resultam em ganhos expressivos na gestão de processos. O uso da tecnologia para supply chain por exemplo, proporciona maior visibilidade de estoques, rastreamento de insumos e sincronização de dados com total confiabilidade, com essas integrações processos como: inventário, movimentação de estoque, localização de produto, conferencia de recebimento e expedição e compra de insumos são efetivados de forma automática, em tempo real e sem erros.

O resultado é mais eficiência na operação e redução de custo, os apontamentos podem ser realizados também pelos apontadores através da utilização de coletores de dados.

Veja o funcionamento neste vídeo:

Totvs_voz da industria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *