A parada de máquina é um pesadelo para qualquer indústria: gera despesas, perdas de produtividade e atrasos nas entregas. No entanto, a Indústria 4.0 apresenta soluções que ajudam a evitar este tipo de problema.
“A Industria 4.0 exige um investimento inicial alto, mas a redução dos custos de produção são uma realidade. A melhor gestão dos dados pode reduzir, também, os custos de manutenção dos equipamentos.” Quem explica é Douglas Rafael Veit, coordenador dos cursos de Gestão da Produção Industrial, Engenharia de Produção, e do MBE em Manufatura Avançada da UNISINOS.
Confira, a seguir, 5 causas de parada de máquina e as soluções que a Indústria 4.0 apresenta.
Causa 1: falhas no fornecimento de matéria-prima
A linha de produção pode parar por falta de suprimento, como em erros de contagem de estoque. O mesmo pode ocorrer em casos de alimentação das máquinas com materiais inadequados ou de baixa qualidade.
As novas tecnologias da Indústria 4.0 automatizam a verificação de estoque e estimam a demanda, evitando a falta ou excesso de materiais. Isso pode gerar despesas adicionais para a empresa – principalmente quando há materiais que podem estragar em estoque envolvidos.
Causa 2: parada forçada para manutenção
Uma das maiores causas para a parada da linha de produção é a falha ou quebra de algum equipamento, o que obriga a indústria a parar para realizar a manutenção desta máquina. Desta forma, o tempo total de parada inclui a descoberta do problema, a comunicação à equipe de manutenção, o intervalo necessário para a translocação da equipe, e, então, o tempo de conserto.
A Indústria 4.0 apresenta como solução para este problema a manutenção preditiva, em que as máquinas preveem a quebra ou desgaste e avisam previamente os gestores – diminuindo o tempo necessário para sua realização.
“Ao usar um conjunto elevado de dados históricos sobre vários indicadores de um equipamento, pode-se identificar padrões de comportamento, e, por meio deles, agir antes que problemas venham a acontecer”, comenta o professor Veit.
Causa 3: parada de máquina por acidentes
A questão da segurança é muito importante dentro do ambiente industrial. Um acidente pode não apenas ser muito perigoso para os funcionários envolvidos, como também é um evento negativo para a empresa.
As máquinas inteligentes que a Indústria 4.0 oferece são capazes de analisar padrões dos processos e avisar antes que ocorra um mau funcionamento – evitando possíveis acidentes. Além disso, os novos robôs colaborativos utilizam sensores para prezar pela segurança dos funcionários, e são capazes de substituí-los em tarefas mais arriscadas.
Causa 4: ociosidade
A falta de equipes disponíveis para acompanhamento ou execução dos processos também pode ser um fator que leva à parada de máquina. Neste sentido, a automação das tarefas e agendamento da realização das atividades ajuda a evitar perdas de produtividade por falta de funcionários disponíveis.
Causa 5: personalização de produtos
A personalização de produtos é uma ótima estratégia para atrair e fidelizar os clientes – mas também pode ser uma dor de cabeça para a indústria, pois requer paradas para reajustes e acompanhamento dos pedidos.
A Indústria 4.0 também ajuda neste processo, facilitando o canal de comunicação com o cliente, que pode acompanhar o processo e informar se algo não está de acordo, e automatizar as mudanças necessárias – diminuindo o tempo gasto com estas operações.
Como a sua empresa lida com os casos de parada de máquina? Você já conhecia as causas que levam a esse problema? Deixe o seu comentário!
*Este material é um publieditorial, sob responsabilidade de TOTVS