Você já ouviu falar na ciência que estuda, desenvolve e aplica instrumentos de medição e controle na indústria? Que transforma variáveis em dados úteis ao controle de um determinado processo?

Cada processo industrial exige o seu próprio acompanhamento para a transmissão e possíveis ajustes. Essa área, a propósito, é chamada de instrumentação, cuja aplicação é essencial tanto para manufaturas simples quanto para as mais detalhadas.

O objetivo é melhorar o desempenho dos processos e alcançar resultados satisfatórios.

Conforme divulgado pela Sociedade Internacional de Automação (ISA), a instrumentação industrial é promovida por meio de qualquer dispositivo que meça ou controle uma variável, de maneira direta ou indireta.

Por exemplo: sensores, posicionadores, transmissores, chaves, botoeiras, etc. Todos eles são utilizados durante o andamento dos processos industriais, de modo que o profissional responsável possa identificar todas as variáveis, entre as quais, nível, pressão, massa, vazão, pH, temperatura, densidade, deslocamento, velocidades angulares, dimensões, entre outras.

Vantagens da instrumentação industrial

Ao passo em que um processo passa por uma medição eficiente, a produção alcança um melhor rendimento em virtude da instrumentação.

De acordo com Edilson Cravo, Engenheiro de Aplicação da Kalatec, isso acontece porque há um controle minucioso de cada trabalho, e os gargalos são evitados ou corrigidos. As paradas desnecessárias, por exemplo, são evitadas e a produção se mantém numa constante.

Fora isso, a instrumentação industrial, com suas medições, permite melhorar a questão da segurança, uma vez que o controle executado previne imprevistos perigosos como vazamentos, incêndios, transbordamentos, choques e outros.

Os resultados obtidos, então, são os seguintes: aumento da produtividade, alerta para adequações, ações de controle remoto, segurança, e otimização.

Segundo Marcel de Roure, Engenheiro e CEO da Lince Automação e Controle, “a instrumentação industrial, quando utilizada de maneira criteriosa e planejada, reduz custos, aumenta a produtividade e contribui com a qualidade da produção”.

Instrumentação e automação: qual é a relação?

A instrumentação industrial pode ser utilizada em processos de automação. Essa junção é indicada, principalmente, quando o objetivo é melhorar ainda mais as operações de uma indústria.

O instrumentador emprega técnicas e dispositivos de controle e medição de variáveis, com foco no funcionamento dos equipamentos.

Os instrumentos realizam medições físicas por meio de sensores que transmitem mensagens para uma tela, informando o profissional responsável pelo processo. Para o engenheiro da Kalatec, “a instrumentação industrial aprimora a relação homem/máquina e complementa as aplicações da automação”.

Em suma, a instrumentação industrial é útil para a automação para melhorar os processos da respectiva indústria empregando técnicas e dispositivos de medição e controle.

Ou seja, o foco de unir instrumentação e automação é melhorar o desempenho das máquinas e equipamentos.

Instrumentista

A instrumentação industrial é executada por um profissional técnico em automação e instrumentação, chamado de instrumentista. Ainda segundo o engenheiro Marcel, o trabalho desse especialista é fundamental, principalmente, na indústria de transformação.

Capacitação em instrumentação

Conforme informações do SENAI, existe curso técnico de Instrumentação Industrial que habilita profissionais em suas carreiras na indústria.

Dessa forma, são capacitados a implantar, manter e elaborar uma arquitetura para sistemas de instrumentação, de controle de processos contínuos, de automação e de redes industriais.

Tudo, conforme as principais normas técnicas, ambientais, de saúde, de segurança do trabalho e de qualidade.

A grade oferecida pelo SENAI compreende Comunicação em Multimeios, Tecnologia da Informação, Sistemas de Instrumentação Industrial, Implementação de sistemas de Instrumentação e Sistemas de Controle Industrial. Tem também Manutenção de Sistemas de Instrumentação e Arquitetura de Sistemas de Instrumentação.

E agora que você conheceu a instrumentação industrial, confira também o que é a metrologia industrial.