A área de marketing das empresas tem como grande objetivo criar estratégias para alcançar o máximo de pessoas que atuam dentro do nicho de atuação do negócio. Neste contexto, expor em feiras e eventos especializados configura-se como uma excelente alternativa.

Interação com decisores de maior potencial de compra, público segmentado e networking de qualidade são apenas alguns dos benefícios conquistados por indústrias que investem em feiras e eventos.

Assim, é consenso entre os departamentos de marketing das indústrias que a elaboração de projetos voltados ao cenário de feiras e eventos é uma estratégia que funciona muito bem e gera excelentes resultados.

Exposição em feiras e eventos: por que é uma excelente estratégia?

Dentro de uma indústria, é dever do time de marketing elaborar estratégias para mostrar o negócio, com seus respectivos produtos e serviços. Para isso, estes profissionais investem em folders, site, e-mail marketing e demais ações físicas. 

Mas, todos têm certeza de que expor em feiras e eventos é uma das estratégias que mais funcionam. Ao fazer esse tipo de investimento, a marca terá uma das melhores maneiras para manter-se à frente de um grande número de clientes e prospects em um período de tempo relativamente curto. 

Além disso, para Mayara Moreira, Coordenadora de Marketing & Comunicação do Grupo Soma Solution, o público de feiras e eventos já é segmentado e isso é um atrativo. 

“O público já segmentado encurta o nosso caminho. Nas feiras e eventos temos uma maior facilidade de chegar até os clientes e apresentar as melhores soluções do mercado”, conclui.

Além disso, essa também pode ser a garantia de que você não apenas exponha o seu produto ou serviço a um público já conhecido, como também cause uma excelente primeira impressão naquele público que tem atuação na área, mas ainda não tem relacionamento com a sua empresa.

Ótimo diferencial para que o marketing apresente o negócio

Feiras e eventos voltados para o ambiente industrial, caso da FEIMEC e EXPOMAFE, são vistas como tridimensionais pela equipe de marketing das empresas do segmento.

Este é um ambiente capaz de acionar todos os sentidos dos prospectos. Consequentemente, as chances de sucesso das estratégias e objetivos pretendidos torna-se muito maior. 

Para o marketing, as feiras e os eventos oferecem uma ampla gama de possibilidades de suas ações: merchandising, promoção de vendas, propaganda, relações públicas e venda pessoal. 

Exatamente por isso, Mayara Moreira acredita que esse é um grande diferencial para o time de marketing. 

“Para nós, essa é uma ferramenta extremamente importante. Temos certeza que as feiras e eventos funcionam também como uma ferramenta de imagem e fortalecimento da marca.” 

A Coordenadora explica que essa é uma oportunidade para que qualquer empresa realize vendas de produtos e serviços, mas se estende também na divulgação geral da marca. 

“No futuro, essa estratégia pode cultivar novos clientes e fazer com que a empresa seja cada vez mais reconhecida e lembrada”, indica.

Estratégias de marketing que funcionam em feiras e eventos

Para maior capacidade de interação com parceiros, clientes e demais visitantes de feiras e eventos, o time de marketing de uma indústria precisa ser bastante criativo e priorizar o planejamento de suas ações.

Neste contexto, há algumas estratégias que funcionam muito bem e devem ser ponderadas pela equipe de marketing das indústrias. As seguintes ações merecem destaque neste sentido:

  • Invista no marketing experiencial, ou seja, adote ações para proporcionar uma experiência para o visitante com conteúdo, demonstração de máquinas, amostras, etc;
  • Utilize a identidade visual, fazendo com que os visitantes identifiquem rapidamente do que se trata a empresa;
  • Aposte na tecnologia. Em uma feira industrial, geralmente os expositores apresentam suas inovações e novos produtos. Então, uma sugestão interessante é focar em totens interativos, aplicativos em telas e softwares que vão atrair o consumidor a fazer com que ele se sinta parte do projeto;
  • Tenha uma equipe extremamente preparada. Os profissionais devem estar preparados para dar as informações necessárias, isso eleva a credibilidade da marca e faz com que as pessoas a conheçam;
  • Divulgue sua participação na feira. Cabe ao marketing adotar estratégias para mostrar que a empresa estará presente no evento, convidando as pessoas a fazer uma visita. Para isso, invista principalmente em redes sociais e na base de contatos. 

Neste contexto, Mayara Moreira salienta que o alinhamento entre a estratégia de participação na feira/evento e o marketing do grupo é muito grande. 

“A nossa estratégia é mostrar o que temos de mais inovador no mercado de acordo com o segmento do evento. Fazemos com que as pessoas conheçam pessoalmente e até assistam uma demonstração. Essa é uma forma que utilizamos para sair do digital e ir para a realidade”, finaliza.

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