Quando se trata de indústria 4.0, a geração e a análise dos dados são indispensáveis. Seja sobre o funcionamento das máquinas, a organização logística ou a capacidade produtiva, a gestão orientada por dados é o futuro (e o presente) da indústria. Nesse cenário, soluções como o “GPS indoor” ganham força.
A geolocalização interna pode gerar insights importantes para o setor industrial. Acompanhar os deslocamentos do staff e a equipamentos móveis, por exemplo, podem ajudar a otimizar o layout industrial e identificar falhas no processo.
“Em um mercado cada vez mais competitivo, as indústrias precisam buscar o máximo de eficiência possível. Isso só acontece se os gestores tiverem dados sobre as atividades executadas pelos colaboradores para identificar os gargalos produtivos”, defente Fábio Rodrigues, diretor executivo da Novidá. A empresa fornece soluções de geolocalização interna através de tags emissoras de bluetooth. Dessa forma, as tags são acopladas a crachás, empilhadeiras ou recursos móveis que precisem de monitoramento.
“É essa inteligência que nós queremos trazer: informações reais sobre a operação que sirvam de insights para a tomada de decisões. Acreditamos que esse é o caminho para otimizar processos e aumentar a produtividade na indústria”, completa Rodrigues.
Confira 4 aplicações para o GPS Indoor
Avaliação de Produtividade
Com o monitoramento, é possível compreender quais foram as atividades realizadas pelo time. Também é possível identificar em quanto tempo elas foram feitas, quais colaboradores foram mais rápidos em cada tarefa, etc. Isso pode ser uma métrica interessante para avaliar e, se for o caso, realocar os colaboradores no chão de fábrica.
Garantir Direitos Trabalhistas
Cumprir os intervalos de interjornada e intrajornada determinados pela lei ainda é um desafio para muitas indústrias. Com um GPS indoor, o gestor consegue garantir que esses intervalos sejam feitos. Além disso, a solução também permite visualizar quais trabalhadores atuaram em áreas de periculosidade ou insalubridade.
Segurança do trabalho
Plantas industrais muitas vezes trabalham lidando diretamente com riscos em potencial. Um sistema de geolocalização interna pode ser associado a outros sistemas de gestão. É possível, por exemplo, emitir alertas caso o colaborador entre em área de risco.
Agilidade para intervir
Diante de uma máquina apresentando defeito ou exigindo intervenção imediata (para desativá-la, por exemplo), o sistema pode ser útil. Isso porque o GPS consegue localizar em tempo real qual é o técnico capacitado mais próximo do local onde houve o problema. Além disso, também envia uma ordem de tarefa ao profissional, calculando também o tempo que o serviço demorou para ser realizado.
Leia também: