Você sabe, de fato, o que é um layout e o porque ele é tão importante para qualquer empresa, inclusive o segmento industrial em sua logística?

Para que qualquer sistema operacional ou processo de manufatura seja efetivo é fundamental que o layout da companhia seja planejado minuciosamente e de antemão.

Essa organização, por sua vez, envolve o projeto arquitetônico da planta, quando é o caso de uma edificação 100% nova, ou a reforma e adequações, quando se trata da ocupação de um galpão já existente.

Ou seja, o layout na logística da indústria é a melhor disposição de todos os elementos que a compõem.

Segundo Lorena Toledo, Diretora e Arquiteta da Avalia Arquitetura, “ele é responsável por definir a melhor locação de equipamentos, máquinas e instalações de apoio”.

A importância de um layout bem pensado

Toda operação industrial envolve a melhor logística possível.

Por isso, é imprescindível que a gestão da empresa saiba quais tipos de produtos são recebidos (matéria-prima), como serão armazenados e transportados até a linha de produção. Também, como serão alocados em sua fase final até a expedição.

O layout facilita toda operação de logística e qualifica a entrega ao cliente.

Tecnicamente falando, quando o layout da logística da indústria é bem pensado, permite um bom fluxo na cadeia de produção, reduzindo o tempo gasto em cada recurso e acelerando a transformação da matéria-prima.

Consequentemente, essa estrutura toda reduz o lead time de produção e entrega.

Principais aspectos para a logística industrial

De acordo com Lorena, os principais aspectos a serem pensados na edificação de um layout eficiente são:

  1. Os tipos de produtos fabricados pela respectiva indústria;
  2. O dimensionamento das máquinas;
  3. Quais equipamentos são utilizados no transporte interno de matéria-primas e produtos acabados;
  4. A quantidade de colaboradores nas equipes e número geral.

“Além disso, é preciso saber em quais tipos de veículos chegarão as matérias-primas para se ter noção do espaço necessário para o descarregamento, e também o oposto, na expedição para o carregamento.”

A arquiteta completa que estas etapas de recebimento e expedição, quando não pensadas de antemão, acabam ocupando espaço na área de manufatura, impactando diretamente na perda de produtividade.

Layout: organização prévia

“A organização prévia é fundamental para a otimização da operação industrial, além de contribuir também para a segurança dos trabalhadores”, alerta Lorena.

Para ela, o arquiteto especialista sabe que precisa equalizar o fluxo produtivo (recebimento, armazenagem, linha de produção, expedição, etc.) com o fluxo de pessoas, proporcionando segurança e qualidade no ambiente de trabalho.

Como implementar o melhor layout na logística da indústria?

Para implementar um layout, conforme explica a representante da Avalia, o primeiro passo é ter um profissional qualificado que possa, inicialmente, orientar o briefing do projeto, sabendo exatamente quais questionamentos precisam ser feitos.

Após este levantamento e tendo conhecimento de leis e normas que possam impactar no trabalho, será necessário desenvolver os fluxos, para depois implantar equipamentos, máquinas e instalações de apoio (vestiários, refeitório, sala EPI, etc).

“O layout é uma etapa do projeto e deverá ser trabalhado exaustivamente, até termos uma solução final adequada para, então, iniciar a implantação in loco do mesmo”, finaliza.

Soluções de logística na FEIMEC 2024

Quer ver na prática como o layout é essencial para o sucesso logístico em uma indústria? A FEIMEC deste ano contará com uma novidade: a Arena de Intralogística e Movimentação de Cargas.

Durante o evento, de 7 a 11 de maio, os visitantes poderão conferir máquinas e mais soluções de logística em um espaço dedicado, além de acompanhar uma programação de palestras com grandes empresas do setor.

E o melhor, tudo gratuitamente!

Acesse o site oficial da FEIMEC e inscreva-se para participar: www.feimec.com.br