Foi-se o tempo em que Inteligência Artificial estava restrita a filmes de ficção ou apenas a empresas de grande porte. Hoje, gestores de indústria de pequeno e médio porte já tem a tecnologia ao seu alcance e podem contar com essa tecnologia para reverter o índice que mede o cancelamento de serviços. Uma solução é o Diagnóstico de Vendas, uma aplicação da Carol, solução de Inteligência Artificial da TOTVS.

E o melhor: o empresário não precisa entender das tecnologias da Indústria 4.0 por trás da solução. “A Carol pega os dados do ERP, faz o processamento e dá o resultado. O empresário só vê o resultado com os clientes que têm risco de churn rate. O processamento permite aplicar parametrização para cada segmento e especialidade da manufatura e o core business”, esclarece Angela Gheller Telles, diretora dos segmentos de Manufatura e Logística da TOTVS. A aplicação Diagnóstico de Vendas pode ser contratada por um plano de assinatura mensal, a partir de R$ 799.

Na prática como funciona a Inteligência Artificial aplicada a vendas?

O objetivo é entender os comportamentos dos clientes que já deixaram de comprar e reconhecer atitudes semelhantes na base ativa. Dessa forma, a Inteligência Artificial dá insights preditivos para que o gestor possa propor ações direcionadas, como uma visita, uma nova negociação ou flexibilização no pedido, por exemplo, antes que o prejuízo aconteça.

Enquanto em um processo tradicional, a análise é em relação ao passado – uma vez que leva mais tempo para ser concluída, com a Inteligência Artificial, a informação passa a estar disponível em tempo real, com velocidade e assertividade para a tomada de decisão. A tecnologia mostra, em tabelas dinâmicas e gráficos de comportamento, o nome dos clientes e os motivos que os fazem estar nessa seleção de possível churn, assim, o gestor consegue entender o alerta e preparar um plano especial de ação com o seu time de vendedores para reverter a situação.

Análise de 30 mil empresas em minutos com Inteligência Artificial

Em um caso real, o Diagnóstico de Vendas conseguiu um acerto de 70% na indicação dos clientes que estavam em risco de evasão – analisou, em apenas alguns minutos, uma base de 30 mil empresas, 250 mil notas fiscais, 370 mil pedidos e 1,2 milhão de pedidos. Para chegar a este resultado, a empresa levava de 10 a 20 dias e o percentual de acerto era de 32%, necessitando de um profissional inteiramente dedicado a esta função.

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