De acordo com dados divulgados pelo SENAI por meio do Mapa do Trabalho Industrial, a indústria metalmecânica está entre os setores com mais destaque no mercado, com crescimento de 8,5% nas vagas criadas.

Segundo a entidade, é preciso estar sempre atento aos nichos mais evidentes para enriquecer o segmento, o que inclui tecnologia e qualificação de profissionais.

Para o SENAI, o grande desafio da indústria metalmecânica é qualificar a mão de obra. Até o ano que vem, em torno de 10,5 milhões de trabalhadores devem ser capacitados, conforme dados divulgados.

A propósito, essa informação vai ao encontro do que disse Julio Cesar Maciel, Presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal/PR) ao portal A Voz da Indústria: “As empresas do setor metalmecânico têm suprido suas necessidades tecnológicas por meio da capacitação e treinamento de seus colaboradores”.

Maciel explica que a capacitação é uma condição fundamental para tornar a indústria metalmecânica cada vez mais competitiva para o mercado. Isso, uma vez que as empresas do setor buscam por mão de obra qualificada, mas também têm contribuído intensamente para o processo de qualificação dos seus colaboradores.

Conforme o Presidente, o conhecimento técnico vem, principalmente, por meio de cursos, treinamentos, visitação a feiras industriais, imersão internacional para troca de informações e parcerias das empresas com instituições de ensino nacionais e internacionais.

Tecnologia e matéria-prima na metalmecânica

Hoje, com a 4ª Revolução Industrial (Indústria 4.0), a gestão tecnológica também se mostra uma necessidade e vem ganhando mais espaço na estratégia das corporações. No que diz respeito à demanda da indústria metalmecânica por novas tecnologias, Julio Cesar pontua que “investimento em inovações, bem como o intercâmbio de conhecimentos e parcerias específicas com empresas nacionais e internacionais são práticas desenvolvidas pelas empresas para torná-las competitivas e melhorar seu potencial tecnológico”.

Isso mostra que a inovação vem sendo cada vez mais enquadrada no setor, sem fugir à regra. Além da capacitação do pessoal, a indústria metalmecânica se apropria cada vez mais de novos e mais modernos recursos, reconhecendo a sua necessidade por investir em tecnologia.

Já em relação à necessidade por matéria-prima – um outro ponto crucial para o sucesso do segmento –, a indústria metalmecânica está bem amparada. É o que diz o Presidente do Sindimetal/PR: “no segmento metalmecânico não há falta expressiva de insumos, o Brasil atende bem às demandas das empresas em relação a matérias-primas, como o aço e o alumínio, por exemplo”.

Sustentabilidade nas indústrias

A sustentabilidade também é tema que está ganhando muita visibilidade como necessária, e não apenas na indústria metalmecânica, mas em todos os segmentos que impulsionam a economia. “A questão tornou-se preocupação mundial e faz parte, hoje, do cotidiano das organizações”, diz Maciel se referindo às indústrias que buscam atualizar seus processos de forma a contribuir com a preservação ambiental.

Nesse sentido, é preciso que as empresas acompanhem de perto a questão da sustentabilidade, mostrando-se comprometidas com aspectos socioambientais, conforme a questão se apresenta para o mercado. E, para o representante da entidade do Paraná, é exatamente isso que a indústria metalmecânica, bem como outras empresas, vêm fazendo.

Indústria Metalmecânica em 2023

Sobre as demais necessidades da indústria metalmecânica e o que esperar de 2023 para supri-las, Julio Cesar ressalta que “há uma estimativa positiva para o Produto Interno Bruto (PIB) e o setor metalmecânico deve acompanhar essa tendência de crescimento e retomada econômica para o próximo ano”.

Segundo ele, um outro ponto que pode impulsionar o mercado de negócios nacional é o cenário global decorrente da guerra entre Rússia e Ucrânia. “A crise gerada pelo embate pode tornar o mercado externo promissor para as indústrias brasileiras e se apresentar como um incentivo para que as indústrias brasileiras exportem seus produtos”.

Agora que você conheceu as principais necessidades da indústria metalmecânica, confira também as ações preventivas que trazem benefícios ao setor.