Em um momento no qual processos e tecnologias se tornam similares entre as empresas da indústria, destacam-se aquelas capazes de elaborar e seguir um planejamento estratégico que as ajude a gerar diferenciais e a crescer de modo sustentável.
Por meio dessa ferramenta, é possível elevar o potencial de ganho competitivo da indústria e elaborar estratégias que otimizem a sua produtividade.
“Uma indústria que não faz uso de técnicas como essa opera como um ‘barco solto ao mar sem um capitão’, que é levado pelos ventos e pela maré sem ter um rumo certo”, exemplifica David Gerônimo, consultor do Sebrae-SP.
Com isso, as novas exigências de excelência e otimização de recursos impostas pelo mercado não permitem que a sua “tripulação” fique nas mãos do acaso. É função do planejamento estratégico ajudar a fundamentar cada passo dado em direção ao sucesso e ao desenvolvimento da indústria.
A seguir, saiba mais sobre como o planejamento estratégico pode afetar os resultados da pequena e média indústria e como você pode colocá-lo em prática.
O que é planejamento estratégico?
Planejamento estratégico é um processo sistêmico criado com o objetivo de construir um plano de ações e o padrão de comportamento que a organização pretende seguir para atingir suas metas e posicionar-se no mercado.
Ele contempla a relação entre a organização e o ambiente no qual ela está inserida e também os mercados e clientes que visa atingir e todas as ações necessárias para alcançar os resultados almejados.
Por que apostar no planejamento estratégico?
Muito além de direcionar a gestão da pequena e média indústria, o planejamento estratégico ajuda a fomentar o crescimento, aumentar a assertividade das ações, potencializar a produtividade e viabilizar o reconhecimento de oportunidades e de ameaças do mercado de modo precoce.
O desenvolvimento de um planejamento estratégico e a concretização das ações traçadas permitem, ainda, a definição da missão da indústria, a união de toda a empresa em um só propósito sinérgico, estimulam a participação da liderança, fomentam a resiliência nas ações, ajudam a promover o bem-estar comum e proporcionam uma visão sistêmica do negócio.
Como colocar o planejamento estratégico em prática?
Agora que você já compreendeu o papel que essa estratégia desempenha para empresas de qualquer porte, apresentaremos os primeiros passos para elaborar e seguir um planejamento estratégico eficiente:
1. Faça um diagnóstico inicial
O primeiro passo para conseguir projetar o futuro da sua indústria por meio dessa ferramenta é entender o seu momento atual. Aproveite para rever a missão do negócio, repensar os processos internos, analisar seu posicionamento no mercado, repensar pontos fortes e fracos, elencar clientes, parceiros e fornecedores estratégicos.
“Essas informações servirão de base para traçar metas e um futuro realista”, indica Gerônimo.
2. Defina o seu rumo
Depois de rever e de conhecer em detalhes o momento atual do negócio, é hora de pensar no seu futuro. Para compreender onde você deseja chegar, responda a questionamentos como: o que sua empresa quer conquistar? Como ela quer se diferenciar? Por que você quer fazer isso? Como você fará?
Refletir sobre essas questões ajudará a fornecer insights e servirá de guia para transformar seus objetivos organizacionais em realidade.
3. Estabeleça metas
“O planejamento estratégico jamais deve ser utilizado apenas como ‘objeto de decoração’! Para que ele cumpra o seu papel, é preciso transformar cada objetivo em metas palpáveis que poderão ser mensuradas, controladas e revistas periodicamente. Ele serve também para ser consultado, revisto, ampliado: é um instrumento de gestão dinâmico, que acompanha as transformações pelas quais a empresa passa”, salienta o consultor.
Desse modo, um planejamento estratégico consistente ajuda a tirar do papel toda a visão de futuro da indústria por meio de metas, tarefas e ações que se tornam mais tangíveis e factíveis após o estudo e a reflexão que esse instrumento proporciona.
E então, que tal começar a esquematizar o planejamento estratégico de sua indústria? Para ajudá-lo nisso, preparamos um infográfico com a matriz do Business Model Canvas, uma ferramenta amplamente utilizada para ajudar as empresas a montarem seus planejamentos.