A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Indústria de cosméticos enfrenta transformações

Article-Indústria de cosméticos enfrenta transformações

Indústria de cosméticos enfrenta transformações.png
Os consumidores exigem sustentabilidade e inclusão das marcas; confira mais detalhes nesta coluna exclusiva

A indústria de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria cresceu cerca de 6,5% em 2022, segundo dados da Abihpec. A pesquisa fez uma comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse crescimento tem influência da mudança nas políticas de contenção da Covid-19.

Isso porque, com a atenuação da pandemia, muitas pessoas voltaram às suas rotinas no escritório, deixando de lado o home office. Atividades de lazer e eventos também retornaram, o que resulta em mais procura por produtos de estética e perfumaria.

Porém, a indústria de cosméticos tem enfrentado diversas transformações e desafios. A concorrência cresce a cada dia nesse segmento. Para se ter uma ideia, a  Abihpec, que é a Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, possui mais de 350 empresas do setor associadas em todo o país.

Redes sociais e tecnologia

O impacto das redes sociais é indiscutível nas mudanças de mercado. Conforme a publicidade e os influenciadores digitais abordam temas como sustentabilidade e inclusão, consequentemente, esses assuntos impactam nas decisões dos consumidores.

Além disso, o avanço na área de tecnologia é constante, oportunizando melhorias processuais e diferencial competitivo. Segundo dados da CNI, 80% das médias e grandes indústrias que inovaram durante a pandemia obtiveram melhor competitividade, produtividade e resultados financeiros. Mas para inovar, o primeiro passo é conhecer as prioridades e gargalos da empresa.

O Grupo Boticário percebeu essa necessidade de automação e firmou parceria com a Teclógica, que possui mais de 28 anos de expertise. Segundo André Santos, coordenador de processos industriais, foi necessário inovar para acompanhar o crescimento da companhia. “Precisávamos de uma solução que nos acompanhe daqui a 5, 10 e 20 anos. Pesquisamos muito e, nessa caminhada, conhecendo um pouco mais dessas ferramentas e falando com empresas que já tinham implementado, percebemos que o Delmia Apriso era a solução que melhor nos atenderia.”

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar