Indústria 4.0 by TOTVS

Entenda por que Indústria 4.0 é sinônimo de alta competitividade

O conceito de Indústria 4.0 traz uma verdadeira revolução para a forma como as fábricas são gerenciadas e os produtos desenvolvidos e vendidos. Com a mudança, a tecnologia atuará como base fundamental para otimizar e personalizar processos produtivos, além de usar a coleta e análise de dados como fonte de informação valiosa para aumentar a competitividade.

Nesse cenário, as empresas que se adaptarem e conseguirem extrair o máximo das tecnologias e do conceito de Indústria 4.0 vão alcançar altos índices de competitividade e, inclusive, reduzir os custos.

Quer entender melhor esse novo cenário que já está acontecendo? Acompanhe.

O que propõe a Indústria 4.0?

A Indústria 4.0 propõe uma interconexão inteligente entre os dispositivos que envolvem tanto a produção quanto as novas tecnologias. Dessa forma, máquinas, pessoas, diretrizes produtivas, fornecedores, dados dos consumidores, entre outros, atuarão de forma autônoma, interligada e em tempo real.

De acordo com César Cassiolato, Presidente & CEO da Vivace Process Instruments, a Indústria 4.0 está sendo motivada por três grandes mudanças no mundo industrial:

  • Avanço exponencial da capacidade dos computadores;
  • Imensa quantidade de informação digitalizada;
  • Novas estratégias de inovação (pessoas, pesquisa e tecnologia).

Os impactos dessa revolução no Brasil

É fato que ainda há uma série de obstáculos a serem contornados para que a Indústria 4.0 seja implementada por completo no Brasil. No entanto, esse cenário é fundamental para que o país possa desenvolver a sua competitividade.

“Vejo como o desafio que foi e vem sendo com a introdução dos barramentos digitais em campo, porém de uma dimensão muito maior para ser conquistado e com consequências muito mais devastadoras para a indústria nacional, caso não faça parte desta realidade a médio prazo. Estamos atrasados!”, diz Cassiolato.

Uma vez que a Indústria 4.0 representa uma evolução dos sistemas produtivos industriais, o especialista ainda lista alguns benefícios previstos no impacto nas unidades fabris como: redução de custos, economia de energia, aumento da segurança, conservação ambiental, redução de erros, fim do desperdício, transparência nos negócios, aumento da qualidade de vida, personalização e escala sem precedentes etc.

As vantagens geradas pela Indústria 4.0

Todas as tecnologias propostas pela Indústria 4.0 e o modelo de trabalho mais autônomo e integrado trazem enorme vantagens, tanto para grandes quanto para pequenas indústrias.

Por meio deles, é possível ter uma produção e fornecimento mais eficientes, com muito mais flexibilidade e escala. Além disso, a possibilidade de coletar e analisar dados de demanda e produção em tempo real permite implementar processos mais eficazes e, consequentemente, reduzir custos.

Outro ponto que vale ser ressaltado é a diminuição da necessidade da mão de obra humana e a minimização dos erros, tornando as empresas, assim, ainda mais competitivas e com a agilidade necessária para reagir ao mercado e se adaptar.

Como avaliar o retorno trazido pelas mudanças

É fato que as mudanças trazidas pela Indústria 4.0 já estão acontecendo. E quem demorar para adotá-las ou ficar de fora, com certeza, perderá mercado e muito dinheiro.

No entanto, os indicadores de desempenho são essenciais para que seja possível entender como as mudanças estão impactando positivamente no negócio, além de permitir ajustes e otimizações durante o processo.

“Sem dúvida, com a implantação e recurso da Indústria 4.0, vários indicadores podem ser criados facilmente, e monitorá-los e controlá-los são fatores que podem ser um agente catalizador na geração de diferencial em relação aos competidores”, acrescenta Cassiolato.

O grande desafio aqui, porém, é que praticamente tudo poderá ser medido em um futuro muito breve. Por isso, é preciso escolher e monitorar os indicadores mais adequados para cada negócio.

Cassiolato recomenda que, muitas vezes, é melhor ter poucos indicadores, aqueles que foquem nas métricas que são importantes para o negócio. Assim, a inteligência extraída pela análise é mais assertiva e permite tomar decisões estratégicas que realmente beneficiem a empresa.

Será que o seu negócio está preparado para abraçar as mudanças que já estão ocorrendo? Comece a adaptação o quanto antes para não ficar para trás e, se ficou com alguma dúvida, escreva pra gente pelos comentários. 

Totvs_voz da industria

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *