Soluções de metrologia 3D portátil permitem medições cada vez mais precisas de peças e equipamentos para a indústria. Com tecnologias sensíveis e versões com laser azul (capazes de medir peças brilhantes sem uso de reveladores), mercado oferece opções para necessidades diversas.
Apresentando na EXPOMAFE 2019 o HandScanBlack e o Go!Scan3D, a AMETEK aponta que a metrologia 3D portátil apresenta vantagens para a indústria. “O HandScanBlack pode ser levado diretamente para a parte que precisa ser medida. Com isso, é possível inspecioná-la e até mesmo criar um modelo 3D que permita a engenharia reversa do item”, explica Tarsis Gabriel, Engenheiro de Aplicações da empresa.
Do desenvolvimento à inspeção
Os scanners de metrologia 3D portáteis são úteis principalmente na fase de desenvolvimento de produtos. Isso porque permitem que os protótipos sejam medidos e transformados em modelos digitais para simulações diversas. Capazes de medir quaisquer superfícies complexas de forma ágil, é possível conseguir as medidas na primeira tentativa.
O sistema permite medir peças pequenas ou grandes com velocidade e precisão, com o uso integrado de feixes de luz, câmeras e software. As medidas transformam os dados em um modelo digital que pode ser exportado e utilizado em leitores de CAD.
Medição de superfícies brilhantes
Utilizando luzes azuis, um dos sistemas lançados possibilita a medição direta mesmo de superfícies reflexivas. “Ele permite capturar partes brilhantes sem necessidade de uso de pó revelador”, conta Gabriel. “O sistema também é mais rápido: passou de 14 linhas de laser para 22 linhas. Quanto mais linhas, mais rápido a imagem é capturada”, explica o engenheiro.