Adaptável para máquinas antigas e seminovas, solução de monitoramento 4.0 pode orientar manutenções preditivas para prensar hidráulicas.
Pensando em levar as vantagens da indústria 4.0 mesmo para máquinas antigas e seminovas, a Schuler Group trouxe para a EXPOMAFE uma nova solução. Com o monitor de carga proposto pelo grupo, um conjunto de sensores registra todos os dados de trabalho da máquina.
"O monitor tem sensores instalados em partes da máquina como as vielas e rolamentos. Com isso, ele é capaz de identificar temperatura e vibração dos rolamentos, movimentos na estrutura da prensa, etc. Tudo que possa dar indícios de que a prensa irá apresentar problemas", comenta Guilherme Ribeiro, engenheiro de vendas da Schuler. "Com isso, é possível identificar a necessidade de troca de peças e agendar a manutenção preditiva", completa.
Monitoramento 4.0: programação de parâmetros e alertas
A ideia é que o sistema seja programado para identificar quais parâmetros são normais e quais exigem atenção. "Por exemplo, o monitor pode estar informado de que o rolamento tem como padrão ficar entre 30º e 31º e de que sua capacidade máxima é 40º", explica. "Com isso, ele pode estar programado para enviar um alerta por e-mail quando o sistema identificar 35º. Assim o gestor fica sabendo de que algo não está certo e pode agir para evitar o problema", conclui.
Organizar manutenções preditivas traz vantagens principalmente econômicas. O tempo de máquinas paradas para a correção de defeitos e troca de peças pode gerar custos altos e inesperados para a empresa. O monitoramento 4.0 pode ser um aliado importante para orientar esse tipo de ação.