A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

3 principais desafios do gestor industrial pós-pandemia

3 principais desafios do gestor industrial pos-pandemia.jpg
A indústria está saindo de uma das maiores crises da história devido à pandemia. Mas muitos são os desafios do gestor industrial no momento pós-pandemia

A sociedade mundial está em transformação, com um “novo normal” se apresentando diante de um maior controle da pandemia. Porém, ninguém sabe ao certo qual é o caminho a ser seguido e quais serão os desafios do gestor industrial.

Independentemente da direção a ser seguida na pós-pandemia, as mudanças estruturais e comportamentais impõem alguns desafios ao gestor de indústrias. Ele precisa compreender o cenário desse “novo normal” e tomar decisões mais assertivas de acordo com as necessidades, seja do cliente, seja do seu próprio colaborador.

Esse é também o entendimento de Fábio Lopes da Silva, gerente de produção industrial da YPF Brasil. Segundo ele, a indústria enfrenta desafios todos os anos, mas novos desafios do gestor industrial estão surgindo no momento pós-pandemia, “porém com o time bem preparado é possível atenuá-los”.

Desafios da indústria no pós-pandemia: gestão de mudanças e recursos humanos

O enfrentamento da pandemia foi um grande desafio para a sociedade, com as indústrias não ficando de fora disso, mas o momento pós-pandemia representa um conjunto de desafios ainda maiores.

Na ótica de Fábio Lopes da Silva, os maiores desafios do gestor industrial para o atual momento relacionam-se à gestão de mudanças e recursos humanos.

Segundo o gerente de produção industrial da YPF, a questão da gestão de mudança associa-se à capacidade de a indústria entrar nesse novo mundo digital. “Para quem não fez nada até o momento vai sentir na pele a ausência das informações em tempo real de seus processos, e a satisfação de seus clientes”, salienta.

Já com os recursos humanos, ele cita a preparação das pessoas e a falta de profissões qualificadas. “Esses são ainda grandes problemas da indústria nacional, seja antes ou após a pandemia”, opina.

 

3 desafios do gestor industrial da pós-pandemia

Além dos desafios do gestor industrial, as indústrias terão outros muitos desafios a enfrentar no momento pós-pandemia e que deverão persistir ao longo dos anos seguintes.

Os principais desafios para o atual momento da indústria estão relacionados à:

 

1 - Transparência da comunicação

Manter a transparência das comunicações para orientar o retorno seguro de colaboradores é essencial para o ambiente industrial. Mas, segundo Fábio Silva, não existe um framework para transparência, com cada caso sendo um caso específico.

“Nós acreditamos na escuta ativa, mas não é só isso. A única verdade que temos é que tudo é mutável, e precisamos estar abertos a essa condição da vida. Por isso, precisamos inovar, errar rápido e barato na inovação e corrigir logo”.

Neste cenário, a estratégia da YPF é criar um ambiente psicologicamente seguro, com o gestor devendo ser claro naquilo que transmite. Também é importante envolver as pessoas nas decisões e projetos, feedbacks constantes. “Durante a pandemia e agora na saída gradativa dela, reforçamos as nossas condutas nesta direção”, cita Fábio Silva.

 

2 - Garantir a saúde mental de colaboradores

Estamos saindo gradativamente da pandemia, e para garantir a saúde mental das pessoas, ou ao menos reduzir os impactos, o investimento em bem-estar é essencial, como explica Fábio Silva:

“Investimos em programa de coaching, redobramos nossa presença junto às pessoas. Cuidamos de cada um. Fomos uma das raras empresas que investimos na segurança do nosso pessoal para fazer a planta rodar, levando e buscando de Uber, taxi, para aqueles que não tinham como se locomover até a fábrica”.

 

3 - Analisar dados para tomar decisões mais assertivas

Sem dúvida a análise de dados traz muita luz à indústria, principalmente no aspecto da interação entre as pessoas de diversos departamentos, exatamente por isso esse é um dos grandes desafios do gestor industrial no pós-pandemia.

Fábio Silva explica que nas reuniões de Shopfloor da YPF e o uso de informações já digitalizadas da operação possibilitou que a empresa possa tomar decisões mais assertivas.

“Tomamos muitas decisões de riscos, acredito que a mais arrojada, foi o investimento em uma moderna linha de envase, totalmente automatizada, que além de nos colocar mais próximo da indústria 4.0, trará resultados importantes”, completa.

Sendo assim, diante dos mais diversos desafios do gestor industrial no momento pós-pandemia, a forma com que devemos tratar as pessoas foi e sempre será imprescindível.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar